[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fail Shell Site da Infraero está fora do ar; suspeita é de nova invasão


24 de junho de 2011 14h09 atualizado às 14h24


O site da estatal que administra os aeroportos brasileiros (Infraero) está fora do ar desde o início dea tarde desta sexta-feira. A suspeita é de que hackers tenham invadido também o sistema da Infraerio, após sites do governo brasileiro saírem do ar na quarta-feira.

Nesta sexta-feira, foi a vez de a página na internet do Ministério da Cultura registrar uma suposta tentativa de invasão. De acordo com a assessoria de imprensa do ministério, foi registrada pela manhã uma sobrecarga de acesso provocada por um único IP (código que identifica cada computador), o que poderia configurar uma ação de hackers.

Os sites do governo brasileiro ficaram fora do ar por causa de ataques assumidos pelo LulzSecBrazil, o braço brasileiro de um grupo internacional da hackers. Foram alvo os sites da Presidência da República, do governo federal, da Previdência, da Petrobras e da Receita Federal. Na quinta-feira (23), as páginas da Presidência da República, do Senado e do Ministério dos Esportes sofreram com a ação dos hackers. Eles utilizam o chamado DDoS (sigla em inglês para distributed denial-of-service, ataque distribuído de negação de serviço), que usa robôs (máquinas) em várias partes do mundo para sobrecarregar um sistema. O objetivo dessas ações não é invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar.

Entenda o caso
Na quarta-feira (22), sites do governo brasileiro saíram do ar por causa de ataques assumidos pelo LulzSecBrazil, o braço brasileiro de um grupo internacional da hackers. Foram alvo os sites da Presidência da República, do governo federal, da Previdência, da Petrobras e da Receita Federal. Na quinta-feira (23), as páginas da Presidência da República, do Senado e do Ministério dos Esportes sofreram com a ação dos hackers. Eles utilizam o chamado DDoS (sigla em inglês para distributed denial-of-service, ataque distribuído de negação de serviço), que usa robôs (máquinas) em várias partes do mundo para sobrecarregar um sistema. O objetivo dessas ações não é invadir o sistema, mas sim tirar o site do ar.



24/06/2011 14h38 - Atualizado em 24/06/2011 14h48

Site da Infraero sai do ar nesta sexta-feira

Órgão diz que site passa por manutenção e não há maiores informações.
Nos últimos três dias, sites do governo sofreram ataques de hackers.

Do G1, em Brasília

O site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) - www.infraero.gov.br -, vinculada ao Ministério da Defesa, saiu do ar por motivo ainda não confirmado pelo órgão. Conforme a assessoria, o site passa no momento por manutenção e ainda não há informações sobre o que aconteceu.

Há três dias, sites do governo sofrem ataques de hackers. Na manhã desta sexta, o site do Ministério da Cultura sofreu uma tentativa de ataque, de acordo com a assessoria de imprensa da pasta. Na madrugada, o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi invadido.

Site da Infraero na tarde desta sexta (Foto: Reprodução)Site da Infraero na tarde desta sexta (Foto: Reprodução)

Ataques
Entre 7h e 8h, o G1 acessou o portal do Ministério da Cultura por diversas vezes e, em pelo menos 5 vezes neste período, apareceu a mensagem "Error establishing a database connection".

O G1 questionou o ministério sobre o fato, e a assessoria informou que, no horário mencionado, foi detectada uma sobrecarga de acesso causada por apenas um número IP, ou seja, um único endereço de rede. "A ameaça foi detectada e logo neutralizada", disse a assessoria.

Por meio da assessoria de imprensa, o coordenador de infraestrutura tecnológica do MinC, Hugo Gois Cordeiro, informou que o número do IP era do Brasil e que tudo indica que hackers tenham tentado derrubar o sistema do ministério. De acordo com a pasta, não houve nenhum dano.

A instabilidade no site do Ministério da Cultura ocorreu após invasão ao site do IBGE durante a madrugada. No topo da página na internet, estava escrito "IBGE Hackeado - Fail Shell", e uma imagem com um olho representando a bandeira do Brasil vinha logo abaixo.

O grupo nega relação com os grupos LulzSec ou Anonymous. O primeiro é apontado como o responsável pelos ataques que derrubaram sites do governo na madrugada de quarta-feira (22). Foi o maior ataque sofrido pelo governo, com mais de 2 bilhões de tentativas de acesso em um curto período de tempo, segundo o Serpro. O órgão informou que o ataque, naquela ocasião, partiu de servidores localizados na Itália.

Ministério do Esporte
O site do Ministério do Esporte ficou fora do ar na manhã desta sexta, mas por volta das 9h estava normalizado. A assessoria de imprensa da pasta havia informado na quinta que tiraria o site do ar para que seja feita uma varredura. Segundo a assessoria, o procedimento é padrão para o trabalho de rastreamento. Um laudo técnico pode ser divulgado nesta sexta.


mercado financeiro

Ibovespa ou BVSP, variou -0,22%. Encontra-se agora com 61.059 pts (-135)

moedas variação compra
Euro R$ 2,269
Dólar Comercial +0,69% R$ 1,598
24/06/2011 15h04 | Thomson Reuters



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: