[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fail Shell Acuado, Dr. Hélio já se compara ao seu 'ícone', José Dirceu


Denúncia de corrupção contra sua mulher e o possível impeachment fazem o prefeito de Campinas usar uma clássica defesa petista: a de 'vítima de complô'

André Vargas
O prefeito Hélio de Oliveira Santos: "Se eu tivesse algum envolvimento direto, o Gaeco já teria se manifestado"

O prefeito Hélio de Oliveira Santos: "Se eu tivesse algum envolvimento direto, o Gaeco já teria se manifestado" (Leandro Ferreira/AAN)

"O Lula está com a agenda repleta de compromissos. O testemunho que ele deu em meu favor para as lideranças regionais do PT foi suficiente", diz o prefeito

Instalado em uma poltrona na sala de reuniões de um escritório de advocacia na Avenida Paulista, na última segunda-feira, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), não mostrava nenhum traço da desenvoltura e do jeito bonachão que ostentou até recentemente na carreira política. Para conceder a entrevista ao site de VEJA, Dr. Hélio, como é conhecido, fez uma exigência: não poderia haver perguntas sobre sua mulher, a ex-chefe de gabinete da prefeitura Rosely Nassim Santos. A cada indagação, o político buscava os olhos de seus advogados e consultava uma folha de papel com instruções.

Dr. Hélio é chefe de uma administração atingida em seu âmago por uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco), que identificou um esquema de cobrança de propinas e fraudes em torno da Sanasa, a companhia municipal de águas e saneamento. O prefeito não é formalmente investigado pelo MP. “Citaram meu nome? Nenhuma vez”, diz ele. Mas sua mulher, Rosely, foi denunciada não apenas como participante, mas como líder do esquema, ao lado do vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT). Dr. Hélio não quer mencionar a suspeita contra a mulher com quem divide o teto há quase 40 anos. E acha que isso é o bastante para dizer que não tem nada a ver com o caso.

Na semana passada, o prefeito escapou de um afastamento temporário – pedido feito pela oposição e engavetado graças à base de apoio do governo. Mas ainda corre o risco de ver o pedido de impeachment aprovado pela Câmara dos Vereadores. A comissão que analisa a conduta do chefe do Executivo de Campinas deve chegar a uma conclusão em dois meses. “Querem antecipar a eleição de 2012 com uma tentativa de golpe”, diz Dr. Hélio. “Sou vítima de uma tentativa de linchamento político.” Para tentar se defender, o prefeito parte para o ataque. "Existem gravações mostrando políticos do PSDB agindo junto à Sabesp de acordo com o método apontado em Campinas", acusa.

Para ele, a investigação que trata do escândalo na Sanasa tem "dois pesos e duas medidas". Revigorado com a manutenção do cargo, Dr. Hélio obteve o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-ministro José Dirceu, amigos poderosos que assistiam a tudo de longe. O apoio de José Dirceu, denunciado como capo do maior esquema de corrupção do governo Lula, o mensalão, deixou Dr. Hélio especialmente emocionado. “Ele foi um ícone da minha juventude. Passou e ainda passa pelo mesmo suplício que eu." A seguir, trechos da entrevista concedida pelo prefeito ao site de VEJA:

O senhor tem dois meses para se preparar para enfrentar o relatório final da comissão que pode pedir seu impeachment. Como está a sua defesa? Se for só a questão de mérito, já respondi. Se eu tivesse algum envolvimento direto com o que aconteceu na Sanasa, o Gaeco já teria se manifestado.

O senhor alega sofrer uma tentativa de linchamento político. Este processo tem dois pesos e duas medidas. Existem gravações mostrando políticos do PSDB agindo junto à Sabesp de acordo com o método apontado em Campinas.

Os deputados do seu partido, o PDT, não o defenderam publicamente logo de início. Qual a razão? Realmente, mas o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, me telefonou enquanto estava em Gênova. Ele se colocou à disposição, assim como colegas de legenda, como o Miro Teixeira e o Paulinho da Força.

Para que chamar o ministro Orlando Silva, do Esporte, em sua defesa? Ele não é do seu partido. É assim tão ligado ao senhor? O Orlando Silva é casado com uma campineira e está sempre na cidade.

Antes da votação na Câmara que poderia determinar seu afastamento temporário, nem todos os vereadores do PDT haviam fechado a seu favor. Isso não mostra que falta apoio ao senhor? O Legislativo é muito próprio. Quem está lá observa mais a pressão popular. Mas fiz um trabalho de convencimento dentro do PDT, provando que a tentativa feria preceitos constitucionais flagrantes. No fim, todos ficaram ao meu lado.

O senhor esperava mais apoio do ex-presidente Lula, que é seu amigo? Ele está com a agenda repleta de compromissos. O testemunho que ele deu em meu favor para as lideranças regionais do PT foi suficiente. E teve o apoio do Zé Dirceu também. Eles estão solidários comigo e com meu vice.

Ter o apoio de José Dirceu, que teve o mandato cassado como deputado e foi denunciado como chefe do mensalão, é algo positivo? Zé Dirceu passou, e ainda passa, pelo mesmo suplício que eu. Não me envergonho de dizer que o Zé Dirceu foi um ícone da minha juventude. Em 2004, fui para o segundo turno com metade dos votos do primeiro colocado. Mesmo assim, o Zé, que era ministro da Casa Civil, veio ajudar na minha campanha. Agora ele foi solidário mais uma vez.



Ex-ministro José Dirceu recebe 500 convidados para festa junina

Ullisses Campbell

Publicação: 24/06/2011 07:34 Atualização:

São Paulo — O ex-ministro José Dirceu (PT) receberá hoje, em sua mansão em Vinhedo, a 80km de São Paulo, cerca de 500 convidados para uma festa junina. No e-mail que ele mesmo enviou a amigos e parentes, pediu para as pessoas levarem “uma prenda e um trem de comer ou beber”. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira dama Marisa Letícia também foram chamados, mas não confirmaram presença. O casal tinha a tradição de promover uma badalada festa de são-joão na Granja do Torto, nos oito anos em que Lula passou no Palácio do Planalto.

A festa de Dirceu ganhou o apelido de Arraiá do Zé e da Eva e foi organizada pela esposa do político, Evanise Santos. Até as 18h ontem, pelo menos 150 pessoas haviam confirmado presença. O prefeito de Campinas (SP), Hélio de Oliveira Santos, o Dr. Hélio (PDT), acusado de corrupção pelo Ministério Público (MP), está entre os convidados. O próprio Dirceu responde a inquérito no Supremo Tribunal Federal, ao lado de outros 38 réus, devido à suspeita de envolvimento no episódio do mensalão.

A celebração foi planejada especialmente porque a presidente Dilma Rousseff não manterá a tradição do antecessor. Segundo fontes do PT de São Paulo, o motivo alegado por Dilma seria que a festa de Lula acabava se transformando num encontro político e a nova presidente não estaria bem disposta para um encontro como esse.

Dilma Rousseff também foi convidada, mas, como Lula e Dona Marisa, não confirmou presença na festa de Dirceu. Até ontem, o casal Lula estava em dúvida se organizava uma festa íntima em uma chácara na Zona Rural de São Bernardo do Campo (SP) ou se ia para o são-joão em Vinhedo.

Exibir mapa ampliado



LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: