[Valid Atom 1.0]

domingo, 13 de março de 2011

Condomínio em São Gonçalo tem rachaduras e pode cair


Conjunto Residencial Engenho Pequeno em São Gonçalo / Foto: Guilherme Pinto
Paula Bianchi

O condomínio residencial Engenho Pequeno, em São Gonçalo, completa nove anos em abril. Como presente de aniversário, as 30 famílias que moram no local ganharam um grande problema: o muro que divide a rua da área construída ameaça cair. Os moradores têm até o dia 25 de março para apresentar um laudo técnico à Defesa Civil e tomar medidas para prevenir uma tragédia.

A síndica do condomínio, Carla Pinto Crijo, acionou o órgão pela primeira vez em abril do ano passado, com medo das rachaduras que surgiram no muro e nas casas. Algumas chegam a mais de três centímetros.

— O muro criou uma barriga. É preciso esticar a cabeça para enxergar o chão.

Em 2007, ela já havia entrado em contato com a construtora, Ceu Construções e Engenharia Urbana S/A, para falar do assunto.

— Na época, as rachaduras eram menores e eles disseram que não havia perigo.

Responsável pelos imóveis, junto com a Caixa Econômica Federal, a construtora culpa os moradores.

— Os moradores aterraram e construíram em cima da faixa de recuo, colocando um peso extra em cima do muro — explica o engenheiro Aloísio Mendes Filho.

Segundo a Defesa Civil, caso não seja apresentada solução até o fim do prazo, o Ministério Público será acionado. A Caixa Econômica informou que o empreendimento é um "financiamento à construtora" e que "o boletim emitido pela Defesa Civil está sendo analisado". A construtora poderá ser acionada pela Caixa.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: