[Valid Atom 1.0]

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Brasil fará crítica a direitos humanos no Irã

da Folha Online
Hoje na Folha O Brasil está coordenando sua posição sobre eventuais sanções ao Irã no Conselho de Segurança da ONU, em Nova York, com sua ação sobre o país no Conselho de Direitos Humanos da organização, em Genebra, revela reportagem de Luciana Coelho e Marcelo Ninio publicada neste sábado na Folha.
A reportagem explica que a mudança de tom sobre o tema no conselho, que se reúne nesta segunda-feira (15), é planejada como uma demonstração de que o apoio ao Teerã não é incondicional.
Assim, o país busca estender sua margem de atuação para manter posição contra as sanções no Conselho de Segurança, endurecendo o discurso na esfera humanitária.
Brasília estreitou seus laços com Teerã e tem recebido críticas abertas e veladas por parte das outras nações que antes tentavam negociar com o governo iraniano o escrutínio de seu programa nuclear e que agora pedem sanções (Estados Unidos, França e, a julgar pela última semana, também a Rússia).
O país vê necessidade de marcar posição antes da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agendada para maio. Uma ação mais firme no Conselho de Direitos de Humanos mostraria aos demais aliados que o Brasil não é aliado irrestrito do Irã, dando mais credibilidade à sua insistência pelo diálogo nuclear.
A íntegra da reportagem está disponível para assinantes do jornal.

Sulamérica Trânsito












LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters