[Valid Atom 1.0]

sábado, 16 de janeiro de 2010

Após terremoto, Senegal oferece terras para haitianos


Publicidade

da Associated Press, em Dacar (Senegal)

O Senegal está oferecendo terra gratuitamente para haitianos que desejam "retornar às suas origens" depois do terremoto que devastou o país caribenho na última terça-feira, que destruiu a capital Porto Príncipe.

O presidente de Senegal, Abdoulaye Wade, disse em uma reunião dos seus conselheiros que os haitianos são filhos e filhas da África porque o país foi fundado por escravos, incluindo alguns que ele acredita terem vindo de Senegal.


"O presidente está oferecendo repatriação voluntária para qualquer haitiano que queria retornar à sua origem", disse o porta-voz de Wade, Mamadou Bemba Ndiaye, neste sábado.

"Senegal está pronto para oferecer lotes de terra a eles, até mesmo uma região inteira. Tudo depende de quantos haitianos virão. Se é só um pequeno número de pessoas, então provavelmente iremos oferecer-lhes habitação ou pequenos pedaços de terra. Se eles vierem em massa, estamos prontos para dar-lhes uma região", disse ele.

O porta-voz ressaltou que as regiões que seriam liberadas seriam em áreas férteis, e não em áreas semidesertas.

O Senegal é considerado um dos países mais estáveis e desenvolvidos do oeste africano. Mesmo assim, quase metade dos adultos estão desempregados, e o país é frequentemente castigado por blecautes e pela inflação nos alimentos e na energia.




Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters