[Valid Atom 1.0]

sábado, 16 de janeiro de 2010

2010 cinematográfico




Filmes em fase de produção revelam amadurecimento do mercado de cinema pernambucano, mas produtores ainda dependem de financiamento para ver nas telas os 15 projetos em andamento
Júlio Cavani
juliocavani.pe@dabr.com.br



A História de um valente Foto: Antonio Melcop/Divulgação
Se tudo der certo, mais de 15 longas-metragens devem ser realizados em Pernambuco neste ano. A maioria dos roteiros já foi escrita e alguns começaram a ser filmados e estão perto da finalização, mas a produção dos filmes ainda depende da aprovação em concursos e da busca por patrocinadores. A quantidade de projetos reflete o amadurecimento e a profissionalização do mercado local, que hoje tem os editais como principal fonte de recursos. É também um sinal de consolidação na construção de um polo de produção que começou a ser esboçado na década de 1990, quando os atuais mecanismos de incentivo começaram a ser cobrados pela classe artística. Na lista de 19 nomes obtidos pelo Diario, publicada nesta matéria, há cineastas estreantes, que só fizeram curtas, e nomes com projeção já conquistada.

O que vem por aí

A febre do rato / Cláudio Assis - A febre do rato é o título de seu novo projeto, um retrato dos submundos metropolitanos de Olinda e Recife, que tem como um dos personagens centrais um poeta que edita um pequeno jornal anarquista. Baixio das bestas e Amarelo manga, seus dois filmes anteriores, estão entre os mais premiados do Brasil nos últimos dez anos.

A história de um valente / Cláudio Barroso - Precisa de patrocinadores para concluir as filmagens de A história de um valente, sobre o líder político agrário Gregório Bezerra. No ano passado, 25% das cenas foram rodadas.

A luneta do tempo / Alceu Valença - Mais de 80% das cenas de A luneta do tempo já foram filmadas. Todos os diálogos do filme são rimados ou cantados, escritos pelo próprio cantor, que estreia na direção. Lampião e Maria Bonita estão entre os personagens do musical.

Amor sujo / Paulo Caldas - Depois de Deserto feliz, seu próximo projeto é Amor sujo. Será seu quarto longa, pois ele dirigiu ainda Baile perfumado e O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas. Na trama, os destinos de um padre, uma musicista e um médico se cruzam. Maria Padilha, Fábio Assunção e Lázaro Ramos foram sondados para o elenco.

Avenida Brasília Formosa / Gabriel Mascaro - Ainda em janeiro, ele lança o longa-metragem documentário Avenida Brasília Formosa no Festival de Cinema de Tiradentes. Antes, dirigiu os longas KFZ-1348 e Um lugar ao sol.

Bauer'05 / Flávio Emanuel - O artista plástico já começou a filmar o longa-metragem Bauer'05. que associa as linguagens do cinema e da videoarte. Ele é o único integrante da equipe e assume todas as funções sozinho. O filme envolve o falso atentado terrorista com uma bomba de mentira, que recentemente parou parte da Boa Vista.

Boa sorte, meu amor / Daniel Aragão - A vida noturna da classe média (e alta) recifense é o cenário do primeiro longa do cineasta, Boa sorte, meu amor, que já está com o roteiro pronto para ser filmado, mas depende de aprovação em editais.

Décimo segundo / Leonardo Lacca - O nome de seu primeiro longa é igual ao título de seu último curta: Décimo segundo (ele foi vencedor do prêmio de melhor diretor no festival de Brasília).

Dinâmica de grupo / Pedro Severien - Atualmente desenvolve o roteiro de Dinâmica de grupo, que mostra um assalto praticado por um grupo de ladrões da terceira idade.

Eles voltam / Marcelo Lordelo - Na próxima semana, começam as filmagens de Eles voltam, primeiro longa do diretor do curta Número 27. Mais uma vez, o universo dos adolescentes será retratado.

Era uma vez Verônica / Marcelo Gomes - O diretor de Cinema, aspirina e urubus e de Viajo porque preciso, volto porque te amo vai retratar os dilemas de uma jovem garota recifense de classe média, em um longa que tem como título provisório Era uma vez Verônica.

Francisco Brennand / Mariana Fortes - A diretora vai lançar este ano o documentário sobre seu tio-avô, o artista plástico Francisco Brennand. Todas as imagens já foram filmadas pelo diretor de fotografia Walter Carvalho (Central do Brasil) e o longa está em processo de finalização. Por enquanto, a cineasta dirigiu O coco, a roda, o pneu e o farol.

Jardim Atlântico / Jura Capela - Já rodou uma parte de seu primeiro longa, Jardim Atlântico, que tem cenas em Fernando de Noronha. As filmagens devem ser retomadas no carnaval de Olinda. Um minotauro é um dos personagens. Hermila Guedes está no elenco.

O som ao redor / Kleber Mendonça Filho - Com filmes como Recife frio, Vinil verde e Eletrodoméstica, o diretor circulou pelos principais festivais de cinema do mundo (incluindo Cannes). Seu primeiro longa, O som ao redor, vai transmitir as paranoias urbanas da classe média recifense.

Propriedade privada / Daniel Bandeira - A violência deve ser marcante em Propriedade privada, que mostrará uma situação de tensão entre trabalhadores rurais e forasteiros da cidade grande. Seu primeiro longa, Amigos de risco, foi selecionado para o Festival de Brasília.

Rio Doce CDU / Adelina Pontual - Em 2010, a cineasta deve lançar o documentário Rio Doce CDU, que já foi filmado dentro de uma das linhas de ônibus mais concorridas da Região Metropolitana do Recife, que liga Olinda à Universidade Federal de Pernambuco.

Roliúde / Wilson Freire - Vai fazer a adaptação para o cinema do livro Roliúde, escrito por Homero Fonseca, sobre um nordestino que tem mania de contar as histórias dos filmes para os outros, mas inventa quase tudo.

Sangue azul / Lírio Ferreira - No momento, desenvolve o roteiro de Sangue azul, escrito junto com Sérgio Oliveira. Será seu terceiro filme de ficção, depois de Árido movie e Baile perfumado e dos documentários Cartola e O homem que engarrafava nuvens.

Tatuagem / Hilton Lacerda - Roteirista de Baixio das bestas, Amarelo manga e A festa da menina morta e diretor de Cartola, seu primeiro longa de ficção será Tatuagem, ambientado na cena teatral de Pernambuco na década de 1970.


Sulamérica Trânsito












LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters