Mário Dorminsky, director do Fantasporto, disse à agência Lusa que o arquitecto japonês Sou Fujimoto e o português Miguel Cruz, radicado no Reino Unido, marcarão presença no festival para participarem em mesas-redondas e workshops.
Este ano, a organização do Fantas criou um ciclo, denominado "Cinema e Arquitectura", dedicado aos filmes em que a cidade e a arquitectura assumem especial relevo, com a exibição de filmes como "Metrópolis", de Fritz Lang, e "Blade Runner", de Ridley Scott.
Sou Fujimoto e Marcos Cruz juntam-se assim a uma lista de convidados internacionais que marcarão presença no Fantasporto, que decorrerá entre os dias 16 de Fevereiro e 01 de Março no Teatro Rivoli.
Foram também convidados Wim Wenders, por conta do filme "Palermo Shooting", Paul Schrader, argumentista de "Taxi driver" e "Touro Enraivecido", que estará no Porto a apresentar "Adam Resurrected".
Os actores brasileiros Mallu Mader e Fábio Assunção, que protagoniza "Bellini e o demónio", de Marcelo Galvão, também estarão no Porto.
O festival abrirá com "Che", filme de Steven Soderbergh sobre Ernesto Guevara, e encerrará com o filme de Paul Schrader, a 28 de Fevereiro, depois da entrega dos prémios.
De Portugal serão exibidos 81 filmes, sobretudo curtas-metragens, além das longas-metragens "Entre os dedos", de Frederico Serra e Tiago Guedes, e "Arte de Roubar", de Leonel Vieira.
O cinema irá ainda estender-se à Praça D. João I, perto do Rivoli, onde será instalado o Espaço Cidade do Cinema para a exibição de 400 curtas-metragens de todo o mundo, entre as quais pelo menos trinta portuguesas em estreia.
A secção oficial de Cinema Fantástico conta com 16 filmes e a da Semana dos Realizadores com 12, entre os quais "The Wrestler", de Darren Aronofsky, com Mickey Rourke.
Este ano será ainda exibida uma retrospectiva do realizador José Fonseca e Costa, que inclui "A mulher do próximo", "Balada da praia dos cães", e "Kilas, o mau da fita".
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário