[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fantasporto

Cinema: Arquitectos Sou Fujimoto e Marcos Cruz convidados do Fantasporto 2009

Lisboa, 11 Fev (Lusa) - Os arquitectos Sou Fujimoto e Marcos Cruz vão estar presentes no Fantasporto, festival de cinema fantástico do Porto, que arranca no dia 16, para participar num ciclo dedicado ao cinema e arquitectura.


Mário Dorminsky, director do Fantasporto, disse à agência Lusa que o arquitecto japonês Sou Fujimoto e o português Miguel Cruz, radicado no Reino Unido, marcarão presença no festival para participarem em mesas-redondas e workshops.

Este ano, a organização do Fantas criou um ciclo, denominado "Cinema e Arquitectura", dedicado aos filmes em que a cidade e a arquitectura assumem especial relevo, com a exibição de filmes como "Metrópolis", de Fritz Lang, e "Blade Runner", de Ridley Scott.

Sou Fujimoto e Marcos Cruz juntam-se assim a uma lista de convidados internacionais que marcarão presença no Fantasporto, que decorrerá entre os dias 16 de Fevereiro e 01 de Março no Teatro Rivoli.

Foram também convidados Wim Wenders, por conta do filme "Palermo Shooting", Paul Schrader, argumentista de "Taxi driver" e "Touro Enraivecido", que estará no Porto a apresentar "Adam Resurrected".

Os actores brasileiros Mallu Mader e Fábio Assunção, que protagoniza "Bellini e o demónio", de Marcelo Galvão, também estarão no Porto.

O festival abrirá com "Che", filme de Steven Soderbergh sobre Ernesto Guevara, e encerrará com o filme de Paul Schrader, a 28 de Fevereiro, depois da entrega dos prémios.

De Portugal serão exibidos 81 filmes, sobretudo curtas-metragens, além das longas-metragens "Entre os dedos", de Frederico Serra e Tiago Guedes, e "Arte de Roubar", de Leonel Vieira.

O cinema irá ainda estender-se à Praça D. João I, perto do Rivoli, onde será instalado o Espaço Cidade do Cinema para a exibição de 400 curtas-metragens de todo o mundo, entre as quais pelo menos trinta portuguesas em estreia.

A secção oficial de Cinema Fantástico conta com 16 filmes e a da Semana dos Realizadores com 12, entre os quais "The Wrestler", de Darren Aronofsky, com Mickey Rourke.

Este ano será ainda exibida uma retrospectiva do realizador José Fonseca e Costa, que inclui "A mulher do próximo", "Balada da praia dos cães", e "Kilas, o mau da fita".

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: