[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Berlinale: Imprensa alemã dá pouco destaque a Manoel de Oliveira




Berlim, 11 Fev (Lusa) - O realizador Manoel de Oliveira esteve terça-feira na Berlinale para receber a Berlinale Kamera, por ocasião da estreia mundial do seu mais recente filme "Singularidades de Uma rapariga Loura", adaptação de um conto homónimo de Eça de Queiroz.

O Cinema Paris, no centro da capital alemã, teve lotação esgotada para ver a paixão do guarda-livros Macário por uma misteriosa mulher loura, e o público aplaudiu longamente a mestria de Oliveira, mas as referências na imprensa alemã de hoje são escassas.

O Tagesspiegel, matutino de Berlim, é a excepção à regra, observando que no novo trabalho de Manoel de Oliveira "o que conta são os ambientes, mas não se fica a saber se o final do filme" - em que Macário acaba por descobrir que a sua amada Luísa é cleptomaníaca, rejeitando-a -"é banal, irónico, de crítica social ou misterioso".

O próprio Oliveira, em diálogo com o público, limitou-se a garantir que foi fiel ao conto de Eça, não mudou nada, apenas o passou ao cinema numa época diferente em que já há computadores e se paga com euros, porque reproduzir as tipóias, as vestes e os ambientes da Lisboa do Século XIX "seria muito dispendioso".

FA.

Lusa

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: