[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Chef brasileiro representa o Brasil na Copa do Mundo de alta gastronomia



O chef Mauro Freitas, do Hotel InterContinental Rio, em São Conrado, embarca para Lyon, na França, com a missão de representar o Brasil no Bocuse D’Or 2009, a “Copa do Mundo” da alta gastronomia. Para competir com 23 chefs de outros países, Mauro e sua equipe vêm treinando desde o meio do ano com os ingredientes tema, que deverão ser preparados por cada concorrente. Entre os itens a serem utilizados estão, o Aberdeen Angus Beef, gado de origem escocesa, para o prato de carne; bacalhau fresco, coquilles Saint-Jacques royales e os camarões selvagens da Noruega, para o prato de peixe. O segredo de Mauro é acrescentar o toque brasileiro aos ingredientes.

Na equipe, além de Mauro Freitas, também participarão a ajudante Manoela Leão, o chef francês David Joubert, capitão do time brasileiro, e o chef Marcelo Pinheiro, do InterContinental São Paulo, que representou o Brasil na última edição do Bocuse D’or, em 2007, e vai em janeiro como jurado. David Joubert foi chef no InterContinental Rio por mais de três anos, e atualmente trabalha no La Cigale, no Qatar. Ele esteve no Brasil em agosto para se reunir com toda a equipe e participar da criação dos pratos. Para a receita de peixe, Mauro Freitas irá preparar um bacalhau com crosta de azeite e quindim de espinafre. Já a de carne será Filé Mignon à Moda D. Pedro, envolto em crosta de champignon e ervas, batata recheada com bochecha de boi e bacon, e costela com crosta de castanha de caju.

Mauro é o primeiro a se apresentar no dia 27 de janeiro, abrindo a competição. Ele terá quatro horas e meia para preparar 28 pratos, metade de carne e a outra metade de peixe. “A expectativa é grande, pois só de chegar lá e representar o Brasil já é um importante passo”, declara orgulhoso Mauro Freitas. Antes de embarcar, ele faz um jantar de apresentação dos pratos para executivos do Grupo IHG, no InterContinental São Paulo.

O cearense Mauro Freitas, 33 anos, mora no Rio de Janeiro há 14 anos. Assim que chegou à cidade começou a trabalhar no Intercontinental Rio como ajudante de cozinha, até chegar ao atual posto de subchef. Desde então, vem traçando um caminho de sucesso dentro e fora do hotel. Já fez treinamentos nos hotéis InterContinental Argentina e São Paulo. Foi chef na Vila Olímpica durante o Pan-Americano e o Para-Pan do Rio de Janeiro.

Bocuse D'Or - Criado em 1987 por Paul Bocuse, eleito como "Cuisinier du Siècle" pelo guia Gault et Millau em 1989, o Bocuse d’ Or é realizado a cada dois anos na França. É um tour pelas diversas culturas gastronômicas e serve como vitrine de novos talentos, que demonstram sua perícia e arte, além de ter acesso a novas tecnologias do setor alimentício. O candidato deve ser nativo do país que representará e chegar à final de concursos eliminatórios.

O InterContinental Rio possui 429 apartamentos totalmente equipados, todos com varanda e vista para o mar, estacionamento, heliponto, 2 piscinas, academia de ginástica, sauna, duas quadras de tênis, salão de beleza, serviço na praia de São Conrado e transporte exclusivo por toda a orla e shoppings (em horários pré-estabelecidos). Além de 20 salões para eventos com capacidade total para receber mais de 3200 pessoas. Reservas pelo telefone (21) 3323-2200. | http://www.intercontinental.com/riodejaneiro

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: