[Valid Atom 1.0]

domingo, 1 de junho de 2008

Tortura: Rio determina rigor máximo em investigação

O governo do Estado do Rio determinou rigor máximo nas investigações do caso de tortura a uma equipe de reportagem do jornal O Dia. O grupo morou na favela do Batan, em Realengo, para investigar a atuação das milícias no local. No dia 15 de maio, foi seqüestrado, torturado e mantido em cárcere privado em um barracos.

» Rio: repórteres são torturados
» Beltrame: tortura é intolerável
» Leia mais notícias do jornal JB Online
» Opine sobre a atuação das milícias no Rio

O interrogatório e as torturas duraram sete horas e meia. A equipe foi submetida a socos e pontapés, choques elétricos, sufocamento com saco plástico, roleta-russa, tortura psicológica e todo tipo de situação vexatória.

O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, afirmou que já tem informações sobre a ação da milícia na favela e que está investigando o caso dos repórteres. Ele classificou o crime como "intolerável".

As milícias são grupos formados por policiais militares, na ativa ou aposentados, bombeiros e, em alguns casos, até ex-traficantes que cobram pela segurança dos moradores e assumem o controle de outras atividades ilegais.

Segue a nota do governo do Estado do Rio:

"O governo do Estado do Rio de Janeiro considera absolutamente intolerável o fato ocorrido com a reportagem de O Dia. Logo que tomou conhecimento, o governador Sérgio Cabral determinou rigor máximo nas investigações.

O governo do Estado do Rio mantém firmes as suas permanentes ações de combate a todo e qualquer tipo de criminalidade, seja do tráfico de drogas a milícias armadas.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: