25 monumentos da capital fazem parte da disputa.
A partir deste domingo (1º), as sete maravilhas da capital brasileira poderão ser escolhidas entre 25 monumentos de Brasília selecionados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A lista inclui o Supremo Tribunal Federal, a Catedral, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. O critério de escolha para compor a lista foi sua importância cultural, apesar de nem todos serem tombados como patrimônio histórico e cultural pelo Iphan.
Veja aqui os 25 monumentos
“Procuramos englobar todos os aspectos possíveis relacionados a Brasília, incluindo monumentos que contribuíram para a construção da cidade e outros que não são tão conhecidos da população, mas que terão uma visibilidade maior com esse trabalho”, disse Maurício Pinheiro, chefe da divisão técnica da Superintendência do Iphan no DF.
A iniciativa da votação é do Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona. Mário Vendrell, delegado do IBOCC no Brasil, explica que esta é a primeira eleição de sete maravilhas com esta amplitude, já que alguns órgãos de comunicação já organizaram enquetes sobre o tema. “No fundo, se trata de incrementar a divulgação do patrimônio cultural em um ano em que Brasília é capital americana da cultura. Por isso Brasília foi escolhida”, explicou.
Vendrell ressalta que o principal objetivo da campanha é chamar a atenção da população para valorizar seu patrimônio, que geralmente é deixado para plano secundário. “Queremos que Brasília seja valorizada não só no plano nacional como internacionalmente. A cidade já é conhecida no exterior por ser patrimônio único. Principalmente o brasiliense, que participe desta campanha e coloque no e-mail as sete maravilhas que escolher”, convida.
Além da capital federal, outras quatro cidades, também consideradas capitais culturais, irão escolher suas sete maravilhas. A eleição ocorre simultaneamente em Barcelona e Madri (Espanha), Niznhy Novgorod (Rússia) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina).
Para votar, basta mandar um e-mail para brasilia@ibocc.org. A votação vai até o dia 30 de junho, e o resultado será divulgado em uma festa na primeira quinzena de julho.
Conheça os 25 monumentos candidatos
1. Palácio da Alvorada
2. Capela Nossa Senhora de Fátima - Igrejinha
3. Praça dos Três Poderes
4. Congresso Nacional
5. Palácio do Planalto
6. Supremo Tribunal Federal
7. Palácio da Justiça
8. Palácio do Itamaraty
9. Teatro Nacional Cláudio Santoro
10. Palácio do Jaburu
11. Memorial JK
12. Memorial dos Povos Indígenas
13. Museu da República
14. Biblioteca Nacional
15. Catedral
16. Catetinho
17. Meteoro - Obra de Bruno Giorgi (Palácio do Itamaraty)
18. As Iaras - Obra de Alfredo Ceschiatti (Palácio da Alvorada)
19. Dois Candangos - Obra de Alfredo Ceschiatti (Praça dos Três Poderes)
20. Torre de Televisão
21. Fazenda Velha
22. Mastro da Bandeira - Praça dos Três Poderes
23. Ponte JK
24. Ponte Costa e Silva
25. Santuário Dom Bosco
Sphere: Related Content
Nenhum comentário:
Postar um comentário