[Valid Atom 1.0]

domingo, 1 de junho de 2008

Professor de psicologia cria divã virtual para orientar vestibulandos

Mariana Tramontina
Da Redação
De segunda a sexta-feira, o professor de psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Assis, Paulo Motta e sua equipe atendem dezenas de vestibulandos tensos e preocupados com a maratona dos processos seletivos. A escolha da profissão, a pressão dos pais e da escola, a competitividade e a insegurança são problemas que freqüentam diariamente o divã do especialista. Nenhuma novidade, não fosse o fato de tudo isso acontecer sem a presença de médico e paciente na sala.

Através de um programa de mensagem instantânea na Internet, Motta e 16 alunos do 5º ano de psicologia da instituição dão conselhos, orientação e tiram dúvidas dos vestibulandos sobre assuntos que envolvem os processos seletivos. Para os formandos, o método funciona como um estágio. Para os vestibulandos, a conversa se transforma numa terapia online.

Paulo Almeida/Arte UOL
Através de um programa de mensagem instantânea, psicólogo ajuda vestibulandos
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
GUIA DE CARREIRAS
ONDE ESTUDAR
TREINE PARA AS PROVAS
O atendimento é gratuito e as "sessões" não têm limite: o estudante pode recorrer ao serviço quando quiser. Basta adicionar o endereço orientacaovoc@hotmail.com num programa de mensagem instantânea para começar a consulta, que está disponível de segunda a sexta-feira, em horários específicos:

  • Segunda-feira: das 16h às 22h;
  • Terça-feira: das 17h às 19h e das 20h às 24h;
  • Quarta-feira: das 17h às 24h;
  • Quinta-feira: das 14h às 24h;
  • Sexta-feira: das 14h às 16h e das 17h às 21h.


  • O projeto de Motta entrou no ar em 2004. Segundo ele, a edição 2008 já acumula 600 contatos no programa, desde o início, em 5 de maio. O atendimento segue até 3 de outubro. "É quando os grandes vestibulares do país já encerraram ou estão perto de encerrar suas inscrições", justifica o professor.

    Primeira sessão
    A pressão da família e da escola e as dúvidas em relação a carreira profissional são os assuntos que mais aparecem nas sessões. "Teve um jovem que fez simulado no cursinho e o professor perguntou onde ele achava que iria passar com um desempenho tão ruim. Nesses casos, é preciso apoiar e aconselhar o vestibulando de acordo com suas necessidades".

    O apoio psicológico vem com dicas de relaxamento, de alimentação, o que levar e o que não levar na mala (caso a faculdade seja em outra cidade), como, quando e o quanto estudar.

    Mas há quem aproveite o plantão para tirar dúvidas específicas sobre o exame. "Alguns querem saber datas ou se a prova é difícil. Não é nosso foco, mas respondemos todas as perguntas. Se surgir alguma que o estagiário não sabe responder, ele está orientado para pesquisar e marcar outro horário com o vestibulando ou então enviar a resposta por email", explica o professor.

    Vantagem da Internet
    Até mesmo pais de estudantes já foram recebidos pela equipe online. "Eles querem saber o que fazer com os filhos que não estão estudando ou que não decidem sobre a carreira. Paciência é fundamental, tem que entender que é uma fase difícil para os jovens", aconselha Motta.

    Ele explica que a fase do vestibular é complicada para todos. "Já passei por isso, meu filho também, e é um momento delicado de desenvolvimento humano. Por isso optei por atender vestibulandos. Pais, escola e sociedade cobram muito de quem ainda não pode dar tanto. A escola e a família não oferecem tanto a ponto de cobrar do jovem tudo o que exigem".

    O professor afirma que a conversa pessoalmente ainda é o melhor caminho, mas a Internet também tem suas vantagens. "O jovem não precisa se identificar, então fica mais à vontade para falar o que quiser. Além disso, existe aqueles que estão longe. Já atendemos estudantes de Manaus, do Rio de Janeiro e do Paraná".

    Apesar de a terapia online não ser autorizada pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia), o método é liberado para ser utilizado como pesquisa em universidades. "Temos o aval do Conselho de Ética da Unesp para colocar o projeto em funcionamento, inclusive com um estágio", explica Motta.

    Sphere: Related Content
    26/10/2008 free counters

    Nenhum comentário: