[Valid Atom 1.0]

domingo, 1 de junho de 2008

Ciclone extratropical se forma no sul do País

Ciclone e frente fria devem atingir litoral de Santa Catarina entre esta segunda e terça-feira

Solange Spigliatti, do estadao.com.br


SÃO PAULO - Um novo ciclone extratropical e uma frente fria estão se formando e devem atingir o litoral de Santa Catarina entre esta segunda-feira, 2, e a terça-feira, 3, segundo previsão da Climatempo.

As simulações da circulação de ventos na atmosfera, feita pelos computadores, indicam que o ciclone extratropical deve estar completamente organizado na costa catarinense até a noite de terça-feira.

O sistema não deve ser forte como o que foi observado no início de maio, que provocou chuvas torrenciais e ventos de 100 a 120 km/h entre o sul de Santa Catarina e a região de Porto Alegre, causando graves danos, com muitas árvores arrancadas e inundações.

Desta vez, a chuva mais intensa deve acontecer sobre Santa Catarina. As nuvens pesadas começam a se formar na noite desta segunda-feira na fronteira com o nordeste da Argentina e o Paraguai.

O oeste catarinense e a região de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, podem ter temporais. As áreas de chuva forte se espalham rápido e já na madrugada e na manhã de terça-feira são esperadas chuvas fortes por todo o Estado de Santa Catarina e também em algumas cidades do planalto, da serra e do litoral norte do Rio Grande do Sul.

o mar deve ficar agitado e as ondas crescem rapidamente, entre o litoral norte do Rio de Grande do Sul e a região de Florianópolis, com as ondas podendo chegar aos 3 metros.

O ciclone extratropical deve avançar rapidamente e deve passar por São Paulo na quarta-feira e até a noite atinge a altura do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, mas já enfraquecido.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: