[Valid Atom 1.0]

sábado, 24 de maio de 2008

Sismo de 5,7 graus Richter atinge centro da Colômbia

da Efe

Um tremor de 5,7 graus sacudiu hoje o centro da Colômbia e pôde ser sentido em Bogotá, a capital do país, informou hoje o Instituto Geológico dos Estados Unidos, com sede no Colorado.

O epicentro do sismo, que causou o tremor de edifícios da capital colombiana, se localizou a 53 quilômetros ao sudeste de Bogotá e a 3,5 quilômetros de profundidade.

Até o momento não se informou de vítimas ou danos materiais por conta do incidente.

O USGS utiliza a escala "magnitude de momento" (Mw), diretamente ligada aos parâmetros do sismo (superfície e quantidade de deslizamiento sobre a falha). Nesta escala aberta, um tremor de magnitude 6 é considerado forte.

O instituto estatal colombiano Ingeominas cifrou o tremor em 5,5 graus na escala Richter.



Terremoto de 5,6 graus atinge região central da Colômbia

Plantão | Publicada em 24/05/2008 às 18h27m

Reuters/Brasil Online

BOGOTÁ (Reuters) - Um terremoto de 5,6 graus e pouca profundidade atingiu a região central da Colômbia no sábado, fazendo tremer edifícios na capital, Bogotá, e levando moradores em pânico a sair para as ruas, disseram testemunhas e o Instituto Geológico dos EUA.

As autoridades disseram que não há relatos iniciais sobre feridos, mas o prefeito de Bogotá, Samuel Moreno, disse à rádio local que alguns edifícios da cidade foram levemente danificados.

"As informações de que dispomos até agora são que o terremoto foi forte e que algumas estruturas foram danificadas, mas não há nada a lamentar", disse Moreno.

Um prédio governamental em Bogotá foi desocupado depois de o terremoto fazer uma chuva de tijolos cair de uma de suas paredes externas. Um tremor de 5,6 graus é capaz de causar danos consideráveis.

O epicentro do terremoto ficou a 54 quilômetros a leste-sudeste de Bogotá, numa profundidade de 10 quilômetros, segundo o Instituto Geológico dos EUA. Num primeiro momento, o Instituto avaliou o terremoto como sendo de magnitude 5,7 e profundidade de 3,5 quilômetros.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: