Em turnê na América Latina para divulgar o OpenSocial, o evangelista de API do Google, Patrick Chanezon trouxe boas notícias sobre a plataforma para criação de aplicativos compatíveis com múltiplas redes sociais: o sistema está pronto para estrear, e será possível ganhar uns trocados com ele. Segundo Chanezon, o lançamento no Brasil deverá acontecer a qualquer momento. No começo do ano as aplicações compatíveis com a plataforma OpenSocial já estrearam nas redes do Hi5 e MySpace. Há um certo tempo, os programinhas sociais também já podem ser usados no orkut... mas só por usuários cadastrados como moradores da Estônia! "A idéia era experimentar quanto tráfego essa novidade iria gerar. Fizemos um lançamento lento, para, quando as aplicações chegasse ao Brasil, tudo fosse perfeito. Escolhemos a Estônia, por que lá foi um dos primeiros países em que o orkut foi adotado" , explicou Chanezon. No começo deste mês as apps do OpenSocial começaram a ser oferecidas aos indianos (onde o orkut, dizem, é tão forte quanto no Brasil). As alternativas para a "monetização" dos serviços da OpenSocial estão maduras. Os programinhas serão compatíveis com o AdSense, ou seja, uma app popular pode render uma boa grana usando o tradicional e eficiente esquema de publicidade do Google. O OpenSocial vai além. Quem já está acostumado com as apps do Facebook sabe bem. Esse tipo de aplicação vai mais fundo do que um widget comum (que geralmente recolhe e publica dados externos). As aplicações nascidas e criadas para redes sociais reúnem e comparam opiniões e gostos pessoais de pessoas relacionadas por uma série de critérios. Ou seja, esse tipo de programa pode ser uma ótima alternativa de brand advertising. "Nos EUA, uma empresa que vende ração para cães desenvolveu um aplicativo chamado Fluffy Friends, uma espécie de bichinho virtual", exemplifica Chanezon, dizendo que a ação de marketing teve uma resposta excelente pois facilitou a medição da eficiência da campanha. "Com aplicações como essa, é possível saber muito mais do que o custo por clique de uma campanha. É possível ver com detalhes o engajamento e a freqüência com que o cliente vê o anúncio", disse. Agora é só por a cabeça para funcionar, afiar o JavaScript e começar a pensar em um jeito de atrair os milhões de brasileiros que usam o orkut para uma app interessante. *A imagem que ilustra o post é do Flixter Movies, aplicativo da OpenSocial que compara o seu gosto e o seu conhecimento sobre filmes com os seus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário