[Valid Atom 1.0]

domingo, 25 de maio de 2008

Sandra Corveloni recebe prêmio de melhor atriz em Cannes

Atriz brasileira foi premiada por atuação no filme 'Linha de Passe', de Walter Salles e Daniela Thomas

Efe e Beth Néspoli, de O Estado de S. Paulo


Diretores Daniela Thomas e Walter Salles recebem prêmio pela atriz Sandra Corveloni

AP

Diretores Daniela Thomas e Walter Salles recebem prêmio pela atriz Sandra Corveloni

CANNES, França - A atriz paulistana Sandra Corveloni venceu no 61.º Festival de Cannes o prêmio de melhor atriz pelo filme Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas. Ela não foi ao Festival com a equipe do filme por ter perdido, recentemente, o filho que esperava. Ela tem um filho de 5 anos e estava grávida de 5 meses. A filha se chamaria Ana Clara. A Palma de Ouro, prêmio máximo do evento, foi para o filme francês Entre Les Murs (Entre as Paredes), dirigido por Laurent Cantet.

Veja também:

link'Entre Les Murs', de Cantet, ganha a Palma de Ouro em Cannes

linkGaleria com fotos da premiação do Festival de Cannes mais imagens

Formada em teatro pela PUC-SP, Sandra Corveloni é atriz do Grupo Tapa, dirigido por Eduardo Tolentino, desde 1998. No próximo domingo, o espectador poderá conferir sua atuação na telinha, pois ela integra o elenco do teleteatro O Telescópio, peça de Jorge Andrade, dirigida por Eduardo Tolentino, na série Direções, da TV Cultural, que vai ao ar às 23 horas. Na atração, ela faz o papel de Leila, a filha do patriarca que provoca conflito ao voltar ao campo, à fazenda do pai, para discutir sua herança.

Sandra é quem assina ainda a co-direção da peça Amargo Siciliano, de Pirandello, que está em cartaz no Viga Espaço Cênico, em São Paulo. No Tapa, participou como atriz em dezenas de peças, entre elas Moço em Estado de Sítio, de Oduvaldo Viana Filho, Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, Rasto Atrás, de Jorge Andrade, Major Bárbara, de Bernard Shaw e Órfãos de Jânio, Millôr Fernandes. E, também no Tapa, dirigiu As Viúvas de Artur, espetáculo que unia três peças curtas de Artur de Azevedo. "Estou muito emocionado", diz Eduardo Tolentino. "Modestamente, porque não gosto de desafiar os deuses, eu antecipei que ela ganharia um grande prêmio internacional", diz Eduardo. A reportagem do Estado entrou em contato com Sandra, que atendeu o telefone, disse que estava muito feliz, mas logo foi chamada ao celular pela França.

"Estou explodindo de felicidade. Esse prêmio é bom para todos, bom o teatro, para o cinema brasileiro. É especial por várias circunstâncias, é o sol que se abre, essa magia que acontece onde existe empenho, dedicação, generosidade, sensibilidade e inteligência, tudo que Sandra possui", diz Zecarlos Machado, ator que contracenou com Sandra no teatro em peças como Major Bárbara e Contos de Sedução, ambas montagens do Tapa.

Na foto, Brian Penido Ross, Sandra Corveloni, Barbara Paz e Zecarlos Machado na peça Contos de Sedução do Grupo Tapa. Foto: Zuza Blanc

Principais prêmios

O ator porto-riquenho Benicio Del Toro recebeu o prêmio de Melhor Ator por seu papel no filme Che, de Steven Soderbergh, por "decisão unânime do júri". O prêmio foi entregue pela atriz e comediante francesa Valerie Lemercier. No filme, Del Toro interpretou o mítico guerrilheiro e o ator brasileiro Rodrigo Santoro viveu o atual presidente cubano Raúl Castro.

O prêmio de Melhor Diretor desta edição do evento foi para o turco Nuri Bilge Ceylan, por seu longa Uç Maymun. Ceylan recebeu o prêmio das mãos da atriz norte-americana Faye Dunaway. A atriz francesa Catherine Deneuve e o diretor americano Clint Eastwood foram agraciados com o prêmio especial do evento.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: