[Valid Atom 1.0]

domingo, 25 de maio de 2008

Guga perde na estréia e antecipa adeus às quadras sob aplausos



Bruno Pontes, JB Online

RIO - O tenista brasileiro Gustavo Kuerten encerrou sua carreira na quadra central de onde formou o início de uma carreira de sucesso e de onde saiu sua marca como ídolo do tênis brasileiro: no saibro do torneio de Roland Garros.

O brasileiro que conquistou três títulos do torneio francês perdeu no início da tarde deste domingo para o anfitrião Paul-Henri Mathieu, por 6/3, 6/4 e 6/2, sendo eliminado já na estréia, antecipando o seu adeus às quadras, após 11 anos como tenista profissional e 20 títulos conquistados na carreira.

Ovacionado pela torcida francesa, que levou cartazes e camisetas com mensagens de apoio, o tenista brasileiro entrou na quadra Philippe Chartrier vestindo o uniforme azul e amarelo, guardado na memória dos fãs que assistiram à sua primeira conquista no saibro parisiense, quando o brasileiro era apenas uma promessa nas quadras, em 1997.

Mesmo aparentando cansaço, Guga mostrou muita força de vontade para jogar de igual para igual com o francês.

No segundo set, o brasileiro voltou a perder seu serviço no sétimo game, mas devolveu a quebra no game seguinte, com duas belas paralelas de esquerda - um dos seus pontos fortes.

Sem forças para manter o alto nível o tempo inteiro, Guga ria a cada esforço que fazia mesmo diante de erros, que indicavam que a forma física o impossibilitava de lutar pela vitória.

No terceiro set, a torcida francesa levantou bandeiras brasileiras e gritou o nome de Guga, vendo a aproximação dos últimos pontos da carreira do atleta.

Antes do último game, o catarinense ainda brincou com Mathieu colocando a raquete em seu pescoço.

O ex-número um ainda salvou um match point do francês e emocionou a platéia, que aplaudiu intensamente a despedida do brasileiro.

Em um momento íntimo, Guga colocou uma toalha sobre a cabeça no final da partida e chorou por alguns minutos na cadeira da quadra central, enquanto os fãs prestavam sua homenagem em pé.

Após conter a emoção, o brasileiro fez um discurso de agradecimento à torcida com um francês arrastado, que emocionou o público presente, mostrando a humildade e o carisma que o transformaram em um grande ídolo do tênis mundial. Guga ainda recebeu um troféu simbólico da organziação do torneio.

Às vésperas da aposentadoria, Guga soma 20 títulos

Guga perde em casa e se despede do Brasil feliz com atuação

Kuerten entra para a história do tênis brasileiro, ao lado de Maria Esther Bueno

Com informações do Sportv

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: