[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VER-SUS aproxima estudantes de experiências no SUS


  

Projeto, coordenado pelo Ministério da Saúde, é lançado no Rio Grande do Sul
O Ministério da Saúde lançou a nova edição do projeto VER-SUS Brasil (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil). O programa tem a finalidade de promover o contato e aproximar acadêmicos da realidade nos serviços da rede pública de saúde. O lançamento ocorreu esta semana durante o V Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, sediado em Porto Alegre. Em 2012, o VER-SUS Brasil levará cinco mil alunos de graduação para vivenciar a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversos municípios do Brasil.
Além dos acadêmicos de medicina, o programa atenderá estudantes das áreas de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, educação física, fisioterapia e saúde coletiva, entre outras.  “É uma iniciativa que aumenta os espaços de contato e provoca o crescimento contínuo. Com certeza vai provocar mudanças nas graduações, vai estimular um maior apoio à extensão, vai impulsionar a participação popular e fomentar que a crítica e a discussão sobre a prática façam parte do dia a dia dos serviços e também estimule novas formas de pensar nas universidades”, afirmou Hêider Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica, do Ministério da Saúde.
EXPANSÃO -Ao estimular a participação dos alunos no programa, o Ministério da Saúde pretende garantir uma experiência integrada dos diversos setores do SUS, fugindo do isolamento de estágios restritos às áreas vinculadas ao exercício de cada profissão. Segundo Hêider Pinto, 60 universidades e diversas secretarias municipais de saúde e centros acadêmicos de diferentes cursos, de todo o país, já demonstraram interesse em realizar as vivências em 2012.
A retomada do projeto VER-SUS Brasil, pelo Ministério da Saúde, foi celebrada por vários segmentos da área da saúde, da educação e da participação popular. O programa tem a parceria da escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), da escola de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação Brasileira Rede Unida e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Da Agência Saúde,
Atendimento à imprensa 61-3315-3580



LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: