[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pirulitos lambidos por pessoas com catapora são vendidos na internet


10.11.2011

Uma nova prática tem se tornado comum nos EUA: a compra de pirulitos contaminados com o vírus da catapora. Os responsáveis pela aquisição dos doces são pais que querem que os filhos tenham a doença enquanto são mais novos.  Pois quanto mais nova é a criança, mais brandos são os sintomas.
A prática tem preocupado  médicos e policiais do país. Os policiais têm dificuldade em conter a prática, que é realizada principalmente na internet. E os médicos não sabem como conscientizar esses pais, informando que tal atitude é irresponsável.
De acordo com Eitan Berezin, presidente do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Essa prática era comum há décadas, quando ainda não existia vacina. Os pais levavam as crianças para ‘festas da catapora’, ou seja, colocavam seus filhos em contato com outros doentes. Mas, hoje, não há motivo para fazer isso”.
Solução
Para Eitan Berezin, uma dos meios de evitar o contato com o vírus da varicela é vacinar as crianças. O remédio custa de R$ 100 a R$ 200,00 a dose, são necessárias duas aplicações. E não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O governo já mostrou avanços em relação ao calendário de vacinação infantil, mas ainda não oferece a catapora. Para algumas crianças, o risco é maior do que se imagina”, acredita Eitan. Para o médico, o procedimento feito pelos pais americanos é arriscado.
“Há uma falsa ideia de que a catapora é uma doença branda, mas ela pode até levar à morte. Uma das características são as inúmeras lesões pelo corpo. Esses machucados são porta de entrada para outras bactérias. Dependendo do microorganismo que entrar pela lesão, a criança pode ser internada e correr riscos maiores”, esclarece o profissional.
Fonte: Da redação, com o Dia Online


LAST







Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: