Governo diminui gastos com publicidade |
Dyelle Menezes Do Contas Abertas |
Mesmo
com tantos escândalos na Esplanada dos Ministérios, este ano governo
federal diminuiu os gastos com publicidade. O orçamento da União de 2011
prevê R$ 626,4 milhões para gastos com publicidade dos atos do poder
público. Até setembro, foram pagos R$ 300,5 milhões, sendo R$ 81,2
milhões em publicidade institucional e R$ 219,3 milhões na área de
utilidade pública. No mesmo período do ano passado, cerca de R$ 523,4
milhões foram gastos, o que representa redução de 42,6% nos dispêndios
com o setor.
Orçamentariamente os
gastos com publicidade são divididos em campanhas de utilidade pública,
com objetivo de informar, orientar, prevenir e alertar a população sobre
temas específicos, e publicidades institucionais, que se dedicam a
divulgar informações sobre atos, obras, programas, metas e resultados de
governo.
Entre os órgãos da
administração direta, quem mais utilizou a verba de comunicação foi a
Presidência da República. O órgão, com dotação de R$ 210,3 milhões, já
totalizou quase R$ 99 milhões em pagamentos, sendo que R$ 56,1 milhões
do orçamento do ano e R$ 42,8 milhões com “restos a pagar”, ainda de
contratos do governo Lula (veja tabela).
Levando em conta os
valores pagos referentes ao orçamento 2011, ou seja, sem considerar os
compromissos assumidos em gestões anteriores, quem teve a maior execução
foi o Fundo Nacional de Saúde (FNS), gestor financeiro dos recursos do
Sistema Único de Saúde (SUS), com R$ 66,6 milhões. Esse valor equivale a
47,8% da dotação de R$ 139,3 milhões.
Também no tocante aos
valores pagos, comparativamente aos nove primeiros meses do ano passado,
houve queda de 39,7% nos gastos com comunicação publicitária. De
janeiro a setembro de 2011 foram gastos R$ 185,3 milhões, já em 2010 a
despesa alcançou a cifra de R$ 307,2 milhões. Vale lembrar que ano
passado ocorreram eleições para o executivo e legislativo.
Maior anunciante do país,
o governo federal aplicou, durante todo ano passado, R$ 649,1 milhões
em anúncios publicitários, o que alcança a média de quase R$ 1,8 milhão
por dia. O aumento em ano eleitoral é outra característica constatada.
Em 2006, os gastos atingiram R$ 320,9 milhões, quase R$ 122,8 milhões a
mais do que em 2007, primeiro ano do segundo mandato do governo passado.
Gastos e não gastos
Do orçamento de 2011, não
foram utilizados recursos em sete, dos 24 órgãos superiores do governo
com dotação para estas finalidades. Dentre eles, Ministério da
Previdência Social e Ministério das Cidades, que utilizaram apenas
“restos a pagar”, de exercícios anteriores. Em outras cinco unidades,
não aconteceu ainda qualquer pagamento, mesmo naqueles com dotação acima
de R$ 4 milhões para este ano.
Faltando apenas três anos
para a Copa do Mundo de 2014, megaevento esportivo que será sediado
pelo Brasil, o Ministério do Esporte gastou R$ 12 milhões dos R$ 44,3
milhões separados para a pasta.
A campeã
Com a maior aplicação
entre as pastas dos Três Poderes, a Presidência da República (PR) ocupa
quase um terço do orçamento publicitário de todos os órgãos públicos
federais. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comunicação Social
da Presidência (Secom), de janeiro a setembro, a mídia mais utilizada
foi a televisão, correspondendo a R$ 52,1 milhões. Já o rádio ficou com a
segunda maior fatia, cerca de R$ 8,7 milhões em publicidade.
O restante dos recursos
gastos pela PR com publicidade nos cinco primeiros meses do ano são
referentes aos diversos tipos de mídias, como Revista, Jornal, Internet,
Mídia Exterior e Alternativa, Cinema. A produção gráfica, de Internet,
de imagem e de áudio e vídeo, também estão inseridos no gasto total do
órgão com este tipo de despesa.
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terça-feira, 25 de outubro de 2011
Governo federal reduz gastos em 42% e paga R$ 300,5 milhões em publicidade em 2011
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