[Valid Atom 1.0]

sábado, 26 de março de 2011

Tráfico e contrabando usam a Marinha paraguaia para combater a PF na fronteira. Nada de falar grosso com eles, ou Chico Buarque reclama

25/03/2011

às 21:21


e-mail-paraguaiChico Buarque, o surrupiador de Jabutis, quer o Brasil falando fino com o Paraguai, o nosso parceirinho. Pois é… Leiam o que informa Bruno Abbud, da Veja Online:

Às 17h14 da sexta-feira, 18 de março, um agente da Polícia Federal que atua na cidade paranaense de Guaíra, fronteira com o Paraguai, enviou um e-mail pedindo socorro à Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) em Brasília. Ele informou que, em pelo menos três ocasiões recentes, oficiais da Marinha paraguaia trocaram tiros com policiais brasileiros - segundo ele, para acobertar traficantes e contrabandistas no Rio Paraná, que marca a divisa com a cidade paraguaia de Salto del Guaira.

Nesta quarta-feira, o presidente da Fenapef, Marcos Wink, decidiu agir. “A Marinha do Paraguai está atirando contra agentes brasileiros e ninguém faz nada”, diz ele. Wink procurou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Relator da CPI que investigou, em 2006, o tráfico de armas no Brasil, Pimenta poderia servir de ponte até o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. “Queremos espalhar para o mundo a realidade na fronteira”, afirma Wink, indignado.

Em e-mails aos quais o site de VEJA teve acesso, agentes da Delegacia Especial de Polícia Marítima (DEPOM) de Guaíra informam que a Marinha paraguaia tem recebido propina de traficantes e contrabandistas para disparar armas de grosso calibre contra policiais brasileiros. O objetivo seria permitir - em troca de propina - que o tráfico de drogas continue a agir impunemente na região.

Um dos ataques registrados pela Fenapef aconteceu por volta das 12h do dia 17 de março, uma quinta-feira: dois agentes da PF em Guaíra embarcaram numa lancha para iniciar a patrulha rotineira no Rio Paraná quando avistaram um bote de alumínio, pintado de verde e equipado com um motor, deslizando rumo ao Paraguai. Imediatamente, exigiram ao piloto que parasse e, durante a revista, flagraram uma carga de pneus contrabandeados. Como de praxe, apreenderam o bote e seguiram para a delegacia em Guaira para registrar a ocorrência.

Leia íntegra da reportagem Aqui

Encerro
Ah, sim: o Paraguai não tem mar, mas tem marinha… lacustre! Para alguma coisa há de servir…

Por Reinaldo Azevedo





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: