[Valid Atom 1.0]

sábado, 26 de março de 2011

Aviões da Coalizão sobrevoam Misrata, bombardeios param

ReutersPor Lamine Chikhi e Mariam Karouny | Reuters –
aRGEL/BEIRUTE (Reuters) - Tropas leais ao líder líbio Muammar Gaddafi diminuíram, no sábado, os ataques a Misrata, cidade tomada pelos rebeldes, enquanto aviões da coalizão ocidental sobrevoavam a cidade, disse um rebelde.

"Os bombardeios pararam e agora os aviões de guerra dos aliados estão sobrevoando o céu de Misrata. O bombardeio parou quando os aviões apareceram no céu. Parece que essa é a estratégia dele", disse o rebelde Saadoun, à Reuters, por telefone.

Mais cedo ele havia dito que tropas pró-Gaddafi haviam atacado pelo leste e pelo oeste, bombardeando o porto da cidade com morteiros e artilharia.

Misrata é o único grande reduto rebelde que sobrou no oeste da Líbia e está isolada da principal força rebelde que está lutando contra as tropas leais a Gaddafi, no leste do país. A cidade está cercada e vem sendo bombardeada há semanas.

Foi a segunda vez no sábado que tropas pró-Gaddafi diminuíram seus bombardeios. Um porta-voz rebelde disse mais cedo, que os rebeldes haviam tido uma trégua pela manhã, quando bombardeios aéreos de tropas do ocidente atingiram algumas posições das tropas pró-Gaddafi.

Aviões e mísseis ocidentais estão aumentando seus ataques contra alvos do governo em Misrata.

Saadoun disse que houve intenso bombardeio quando os tanques avançaram das estradas costeiras em direção à cidade, enquanto o porto e as áreas ao redor dele foram bombardeadas com morteiros e artilharia.

Milhares de trabalhadores, em sua maioria, egípcios, haviam fugido para o porto, na esperança de serem resgatados, ele disse.

"Parece que o foco dele (Gaddafi) agora é Misrata", disse Saadoun. "Ele retirou suas tropas de Ajdabiyah e Brega para que se concentrar em atacar Misrata e vencer e para conseguir controlar todo o oeste da Líbia, em vez de perder todo o leste."

"Isso significa um massacre após o outro em Misrata, e hoje vimos o primeiro capítulo disso."

Os rebeldes, apoiados pelos ataques aéreos dos aliados, retomaram a cidade estratégica de Ajdabiyah no sábado.

Um porta-voz rebelde em Benghazi disse que os insurgentes chegaram aos arredores da cidade de Brega, terminal petroleiro, ao oeste, ao longo da costa mediterrânea de Adjabiyah. Essa notícia não pode ser confirmada.








LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: