[Valid Atom 1.0]

sábado, 26 de março de 2011

#SUS MORTE NO PA: Jovem morre após ter atendimento negado em Santa Cruz do Sul



Hospital nega atendimento e jovem morre em Santa Cruz do Sul

Vítima foi informada que não seria atendida porque era morador de outro município

Letícia Mendes | letícia.mendes@zerohora.com.br

Um jovem morreu na noite de hoje depois de ficar trinta minutos esperando por atendimento em frente ao Hospital Santa Cruz. Júlio César Padilha, 23 anos, se acidentou de motocicleta por volta das 18h30min no Centro de Herveiras.

Conforme a Brigada Militar, quando o jovem chegou ao Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz, por volta das 19h30min, foi informado que não seria atendido porque era morador de outro município.

A polícia foi acionada pelo motorista da ambulância para que auxiliasse na tentativa de internar o jovem no hospital. Mesmo com a chegada dos policiais, o hospital teria se negado a atender a vítima.

— Ele estava gritando de dor, perdendo sangue e sofrendo muito. Eles não quiseram atender, se negaram, isso não é justo - desabafou a namorada de Padilha, Roseli da Silva Alves Pereira.

O jovem só foi atendido às 20h, mas cerca de 30 minutos depois os médicos informaram aos parentes que a vítima havia falecido. Padilha era fumicultor e morava com os pais no centro de Herveiras.

Os parentes, o motorista da ambulância e um enfermeiro foram encaminhados pela Brigada Militar para a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) do município para registrar o caso.

A assessoria do hospital informou que o PA possui contrato com a prefeitura de Santa Cruz do Sul apenas para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes do município.

ZERO HORA



Exibir mapa ampliado
26/03/2011 - 10h06

Prefeita convoca reunião emergencial pra tratar do caso

Kelly Moraes chamou secretários e direção do hospital para resolver o caso do jovem que morreu no PA

ATUALIZADO ÀS 10h50

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes (PTB), convocou uma reunião emergencial para tratar do caso em que um jovem de 23 anos morreu no Pronto-Atendimento do Hospital Santa Cruz. Por ser morador de Herveiras, ele teve o atendimento negado pelo HSC e acabou morrendo nos braços da namorada.

A prefeita chamou para a reunião, que deve acontecer ainda hoje, o secretário municipal de Saúde, Edison Rabuske (PT), e a direção do Hospital Santa Cruz, encabeçada por Oswaldo Balparda.

De acordo com Kelly, as devidas medidas serão tomadas. "Não dá para recuperar a vida desse rapaz, mas não vamos deixar que outros casos como esse ocorram novamente no hospital", disse ela, em entrevista à Rádio Gazeta AM na manhã deste sábado.

“O governo municipal nunca disse para o hospital que não era para atender pessoas de fora da cidade. Eu sempre disse para todas as equipes: urgência e emergência sempre terão portas abertas. Depois, o caso é analisado e transferido", acrescentou. De acordo a prefeita, ela mesma já teria ouvido relatos de funcionário do PA com relação ao médico que negligenciou o caso. "Ele seria uma pessoa difícil de lidar”, disse ela.

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Gilberto Saraiva, concorda que os moradores de fora de Santa Cruz devem ser atendidos no PA. “Vamos discutir a situação dentro no nosso conselho, avaliar que este não é o primeiro caso que aconteceu e investigar as orientações que foram dadas ao médico e ao enfermeiro”, garantiu Saraiva.

Ouça abaixo a íntegra das entrevistas da prefeita Kelly Moraes e do presidente do CMS, Gilberto Saraiva

INVESTIGAÇÃO

O delegado responsável pela ocorrência, Márcio Niederauer Nunes, passou a noite na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santa Cruz ouvindo os depoimentos dos envolvidos e testemunhas. Ele foi para casa somente às 9 horas de hoje e disse que só vai se pronunciar a partir das 15 horas.

ENTENDA O CASO

Júlio César Padilha, 23 anos, sofreu um acidente de moto na propriedade da família, em Herveiras, por volta das 18h45 desta sexta-feira, 25. Ele estava consciente e soluçava com sangue na garganta, além de apresentar um corte na cabeça. Padilha foi colocado pelo irmão dentro de um carro e levado até o posto de saúde, de onde a ambulância de plantão partiu com o jovem e a companheira dele, Roseli da Silva Alves, 19 anos, para
Santa Cruz.

Como o caso era grave, o condutor optou por encaminhar o ferido direto para o Hospital Santa Cruz (HSC), onde haveria os recursos necessários. Ao chegar ao Pronto-Atendimento (PA) do hospital, o motorista estacionou o veículo na rampa de acesso das ambulâncias e, antes que pudesse descer a maca, ouviu do enfermeiro-chefe que Júlio não poderia ser atendido no PA por não ser morador.

A entrada no hospital só se daria via convênio, caso alguém assumisse os custos. Diante da intervenção da companheira, a equipe médica reafirmou que o PA não atenderia a vítima e ordenou que a ambulância fosse retirada da rampa, sob a ameaça de chamar um guincho. O veículo foi então estacionado na rua. A Brigada Militar foi chamada e tentou intervir pelo atendimento, que outra vez foi negado, desta vez pelo médico responsável, sob a mesma alegação de se tratar de paciente de outro município.

Segundo testemunhas, Júlio César Padilha agonizou durante cerca de meia hora dentro da ambulância que o trouxe até o HSC, em frente ao prédio do PA, até que morreu nos braços da namorada.

Roseli da Silva Alves, 19 anos, ficou desesperada com a morte do namorado




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: