[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

#apagao Não há no mundo sistema mais moderno que o brasileiro, diz ministro

@annaruthdantas Aqui na minha cidade Angicos, a falta de energia iniciou as 23h e retornou agora pela manhã por volta das 07h00min, about 1 hour ago · reply




G1 04/02/2011 12h32

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (4) que uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, foi a "causa provável" do apagão na região Nordeste. Ele negou que tenha ocorrido sobrecarga do sistema. "Não há no mundo nada mais moderno que o sistema [elétrico] brasileiro", disse Lobão. Segundo ele, o sistema é "bom", mas tem "falhas".
De acordo com o ministro, houve uma falha em um componente eletrônico - a cartela - que faz parte do sistema de proteção da subestação. Como consequência, a subestação foi desligada, atingindo os sistemas das usinas de Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga. "O sistema inteiro acabou se desligando como autoproteção", afirmou Lobão.

A pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta (4). "Estes estados ficaram isolados do sistema", disse o ministro. O fornecimento de energia foi retomado durante a madrugada. Em Alagoas, isso ocorreu perto das 4h desta sexta-feira.
O ministro disse que já conversou com a presidente Dilma Rousseff a respeito do apagão no Nordeste. "Falei com ela, dando notícia do que tinha acontecido. Ela fez perguntas, pois conhece como o sistema funciona, e determinou que eu tomasse todas as providências", informou Lobão.


Explicações

Lobão concedeu entrevista coletiva nesta sexta para explicar as causas do apagão. Ele utilizou gráficos e imagens para mostrar as causas do problema. O ministro informou que se reunirá na segunda-feira (7) no Rio com representantes do Operador Nacional do Sistema, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e de distribuidoras de energia para avaliar situação. "Vamos ter uma radiografia completa do que ocorreu e quais providências foram tomadas", disse. Segundo ele, Dilma receberá informações sobre as causas do apagão logo após o término da reunião.
"Vamos apurar os danos e evitar que isto volte a acontecer", afirmou Lobão. O ministro disse que o sistema elétrico é "robusto e moderno", mas que podem ocorrer falhas. Segundo ele, o problema de fornecimento de energia no Nordeste pode ocorrer em qualquer país. "O nosso sistema funciona muito bem. Tem falhas. (...) Existem falhas em todos os sistemas do mundo".
Segundo explicações do secretário de Energia Elétrica , Ildo Grüdtner, a falha se deu por conta de um problema ao qual o sistema está sujeito. "Esta falha no sistema de proteção ocorre, não é tão frequente, mas ocorre topicamente com algum intervalo. Ora causa grandes prejuízos, como neste caso, ora ocorre sem nem ser percebido", afirmou. Grüdtner disse ainda que a falha no componente eletrônico de fato ocorre e é esperada, mas o que não é "desejável" é a resposta dada pelo sistema, de desligamento de outras estações.


Copa do Mundo

O ministro negou que o apagão ocorrido no Nordeste se repita durante a Copa do Mundo, que será realizada em 2014 no Brasil. Salvador, Recife e Natal serão sedes da Copa. "Há uma comissão criada para trabalhar permanentemente até a conclusão da Copa do Mundo", disse. "Não temos essa preocupação que possa haver um acidente. É uma precaução. Estamos prevenidos".


Saiba como o apagão afetou os estados do Nordeste

Moradores da PB e AL amanheceram sem água, nesta sexta-feira (4).
Em Pernambuco, falta de luz causou tumulto em presídio.

Do G1, em São Paulo


A falta de energia elétrica que afetou oito estados do Nordeste, na madrugada desta sexta-feira (4), ainda causa transtornos a moradores de algumas áreas. O apagão teve início por volta das 23h30 (0h30, no horário de Brasília), e alguns estados só tiveram a situação normalizada às 4h. Em pelo menos dois estados a queda de energia afetou o abastecimento de água.

A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira (3) e início da madrugada desta sexta ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. Segundo o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud, o abastecimento de luz já foi normalizado em todos os estados.

Apagão atingiu oito estados do Nordeste na madrugada desta sexta-feira (4) (Foto: Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/AE)Apagão atingiu oito estados do Nordeste na madrugada desta sexta-feira (4) (Foto: Marco Aurélio Martins/Agência A Tarde/AE)

Paraíba
Apesar do restabelecimento do sistema de energia elétrica, moradores da Região Metropolitana de João Pessoa e de algumas cidades do interior da Paraíba estão sem água, segundo a Companhia de Água e Esgoto do estado (Cogepa). Devido à falta de energia, o nível dos reservatórios de água do estado caiu e grande parte do estado está sem água. Segundo a Cogepa, ainda não há informações sobre o número de moradores afetados. Também não há previsão para que a situação seja normalizada.

Ainda na Paraíba, alguns caixas eletrônicos e terminais de bancos estão fora de funcionamento. Clientes de algumas agências enfrentam dificuldades para efetuar saques.

Telefones de delegacias e o sistema de comunicação da Secretaria de Segurança Pública da Paraíba também ficaram fora do ar durante a madrugada.

Na Paraíba, mais de 1,2 milhão de consumidores ficaram sem luz, de acordo com a Energisa. O problema ocorreu às 23h29 e começou a ser normalizado às 2h03.

Bahia
A falta de energia que afetou os estados nordestinos comprometeu parte do fornecimento de energia do Complexo Básico do Pólo Petroquímico de Camaçari. Algumas empresas tiveram que paralisar suas atividades, de acordo com o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic).

Por conta disso, um plano de emergência foi acionado e as vias internas do Pólo foram bloqueadas. Funcionários de algumas das empresas que paralisaram suas atividades foram liberados, por medida de segurança.

Apesar das medidas de prevenção, o Cofic afirma que não foram registrados acidentes ou vazamentos. O bloqueio das vias internas do Pólo já foi liberado. As atividades das empresas estão sendo restabelecidas gradualmente.

Só na Bahia, segundo a Companhia de Eletricidade do estado (Coelba), 4,2 milhões de consumidores foram afetados. O sistema foi completamente normalizado às 3h36 (horário local).

Alagoas
Em grande parte do estado, moradores enfrentam falta d'água nesta sexta-feira. Em Maceió, segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), cerca de 900 mil pessoas estão sem água, devido à queda de energia. A previsão é que a situação comece a ser normalizada na noite desta sexta-feira.

Segundo a Casal, ainda não é possível afirmar quantos moradores do estado sofrem com a falta d'água.

Pernambuco
Um preso foi morto e outro ficou ferido, na madrugada desta sexta, em um tumulto no presídio Aníbal Bruno, no Recife. De acordo com a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco (Seres), a briga entre os detentos do pavilhão D ocorreu durante o apagão.

O detento foi morto a golpes de faca artesanal por outro preso, segundo a Seres. Um terceiro detento que tentou separar a briga ficou ferido e teve que ser encaminhado ao Hospital da Restauração.

Rio Grande do Norte
O apagão também prejudicou as operações no Aeroporto de Natal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com a Infraero, um voo que pousaria em Natal precisou ser transferido para Fortaleza e outros dois voos foram cancelados. Os transtornos ocorreram porque os geradores do aeroporto demoraram para entrar em funcionamento. O aeroporto já opera normalmente, segundo a Infraero.

Os voos nos demais aeroportos do Nordeste fluíram normalmente durante a madrugada. Eventuais atrasos e cancelamentos, segundo a Infraero, foram causados por outros motivos.

No Rio Grande do Norte, os 167 municípios do estado foram afetados. Segundo a Companhia Energética do estado (Consern), mais de 1,1 milhão de consumidores ficaram sem energia elétrica.


Lobão chama apagão de 'interrupção' e descarta problema na Copa de 2014

Publicada em 04/02/2011 às 12h30m

Mônica Tavares

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que o sistema brasileiro de energia é o mais moderno do mundo, chamou o apagão que ocorreu durante a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira no Nordeste de 'interrupção' e negou que isso possa se repetir na Copa do Mundo de 2014. Ele explicou que foi criada uma comissão para trabalhar em todas as regiões e cidades onde o evento vai acontecer.

- Não houve um apagão, houve uma interrupção temporária de energia.

Leia também: Dilma cobra providências sobre apagão

Segundo ele, a comissão vai trabalhar permanentemente durante este período, a partir de agora até a conclusão da Copa do Mundo, com absoluta atenção nos estados e cidades onde a Copa se dará.

- Não temos esta preocupação de que possa haver um acidente. Então para que essa comissão? É uma precaução a mais, estamos tomando todas as providências, não queremos ser surpreendidos - completou Lobão.

'Sistema robusto'

O ministro afirmou que não houve sobrecarga de energia e que o sistema brasileiro é o que existe de mais moderno no mundo. Segundo ele, o que ocorreu no Nordeste e mesmo nos outros blecautes "no passado ora recentes ora distantes é o que acontece em todos os países do mundo". Ele entende que no Brasil não está sendo diferente para pior:

- Ao contrário, é diferente para melhor, o nosso sistema funciona muito bem. O sistema é robusto, é bom e é moderno. Não há no mundo nada mais moderno que o sistema brasileiro. Tem falhas? Tem falhas, isso acontece em todos os países do mundo.

Lobão reforçou que a causa provável do apagão é que um dos dois circuitos da subestação da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga (Itaparica), no município de Jatobá, interior de Pernambuco, falhou. Na tentativa de reativá-lo, então, por autoproteção, houve o desligamento dos dois circuitos, o que gerou contaminação do sistema.

- Todas as providências necessárias nesse setor (de energia elétrica) foram ou estão sendo tomadas - completou.

Lobão também garantiu que as linhas de transmissão que vão atender à futura usina hidrelétrica de Belo Monte vão funcionar dentro do padrão de modernidade do país.

Relatório completo

Lobão espera ter na próxima segunda-feira um quadro completo sobre os motivos do apagão no Nordeste. Segundo o ministro, haverá uma reunião na segunda-feira no Rio de Janeiro com representantes de Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e distribuidoras de energia.

Os estados de Bahia, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Ceará ficaram sem energia no final da noite de quinta-feira. O abastecimento começou a ser retomado no início da madrugada. Apenas o Maranhão não foi afetado.


Ministro de Minas e Energia diz que não houve apagão

Edison Lobão afirma que rede elétrica do país é moderna e diz que houve apenas "interrupção temporária de energia elétrica"

Gabriel Castro

Mesmo depois do apagão que atingiu oito estados do Nordeste, na madrugada desta sexta-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garante que a rede elétrica do país é “moderna”. Ao falar à imprensa, na manhã desta sexta, Lobão adotou a estratégia de mudar o nome do problema para minimizar a falha: “Não houve apagão. Houve uma interrupção temporária de energia elétrica”, disse.

Segundo o ministro, um problema em uma espécie de interruptor - chamado tecnicamente de relé - da usina de Luiz Gonzaga, no município de Jatobá (PE), motivou o blecaute. Segundo Lobão, a falha não pode ser atribuída à qualidade do equipamento: “Eu não posso afirmar que o material falhou e até resistiria a essa versão. É um material razoavelmente moderno, e não está envelhecido”, declarou.

O desligamento, prosseguiu, foi provocado de forma automática, por uma motivação ainda desconhecida: “O sistema entendeu que havia alguma coisa de anormalidade e se auto-protegeu, desligando-se”. Lobão convocou uma reunião com autoridades ligadas ao tema para fazer um diagnóstico completo da falha. O relatório será encaminhado à presidente Dilma Rousseff.

Dilma - O apagão do Nordeste foi o primeiro do governo de Dilma Rousseff - que, durante o governo Lula, chegou a comandar o Ministério de Minas e Energia. O tema é uma pedra no sapato da petista desde 2009, ainda quando era ministra da Casa Civil. Na época, 18 estados ficaram total ou parcialmente no escuro devido a uma pane no sistema elétrico. “Temos uma certeza: que não vai ter apagão. É que nós hoje voltamos a fazer planejamento. Nós prometemos que não terá nesse país mais racionamento", prometeu a então ministra.

Na campanha eleitoral, a então candidata fez duras críticas ao apagão de 2001, ocorrido no governo de Fernando Henrique Cardoso, e chamou de "barbeiragem" o racionamento imposto pelo governo na ocasião. "Temos energia sobrando e um sistema de transmissão extremamente robusto", declarou.

Em março do ano passado, o presidente Lula também garantiu que o país estaria livre do problema: "Nunca mais a gente vai ter apagão neste país, a não ser que caia uma torre ou um negócio qualquer".


Sistema de transmissão de energia é ''robusto e moderno'', disse Lobão

Publicado em 04.02.2011, às 10h46

Do JC Online com agências

Apesar do apagão ocorrido em Pernambuco e em outros sete estados nordestinos, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta sexta-feira (4) que o sistema de transmissão de energia do Brasil é "robusto e moderno". De acordo com ele, "não há no mundo nada mais moderno" e as falhas que foram registradas durante a madrugada são "as que acontecem no mundo todo".

O ministro concedeu entrevista coletiva em Brasília, após reunião com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, e afirmou que "não houve um apagão", mas um problema no sistema. Segundo ele, a energia elétrica já foi restabelecida nos estados afetados pelo blecaute.

Quase toda a região ficou às escuras a partir das 23h30 de ontem, após um problema em linhas de transmissão locais. A luz começou a retornar ainda durante a madrugada de hoje. O apagão atingiu pelo menos sete estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. Também há relatos de falta de energia em alguns bairros de cidades do Piauí e no Norte do país.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) ainda não divulgou um balanço de quantas pessoas foram afetadas pelo apagão. O superintendente do órgão, Dilton da Conte Oliveira, deverá informar, ainda nesta manhã, o que teria provocado o apagão. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também informou que não sabe as causas da pane, mas convocou para a próxima terça-feira (8), no Rio de Janeiro (sede do ONS), uma reunião entre o operador, a Chesf e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir as causas que levaram à falta de luz.

Conforme o ministro Lobão, "a proteção eletrônica do sistema entendeu que existia um problema e se desligou". O apagão ocorreu depois de uma pane na subestação Luiz Gonzaga, na fronteira de Pernambuco e Bahia, onde seis linhas de transmissão caíram. Para evitar que o blecaute atingisse todo o País, o sistema elétrico nacional isolou automaticamente a região Nordeste.

MULTA - A Chesf poderá ser multada no valor correspondente a 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses por causa do apagão ocorrido nesta madrugada, como indica a Resolução nº 63/2004 da Aneel. A decisão sobre a multa depende de fiscalização local após recebimento do Relatório de Análise de Perturbação (RAP) do ONS.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: