[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Vacina falsa descoberta em Minas Gerais


Nenhuma farmácia ou drogaria está autorizada a oferecer o medicamento, disponível apenas na rede pública
Redação Época com Agência Brasil e Agência Estado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrou vacinas falsas contra a gripe suína no município de Dom Cavati, próximo a Governador Valadares, em Minas Gerais. As embalagens apreendidas imitam as de um produto do laboratório Sanofi-Aventis que ainda não está disponível para venda no Brasil.

Nenhuma farmácia ou drogaria está autorizada a oferecer a vacina, disponível apenas na rede pública e em breve em clínicas privadas de imunização. As pessoas que eventualmente tenham tomado a vacina falsa devem buscar atendimento médico para o monitoramento de reações adversas, pois não se sabe ainda o que as seringas continham.

As doses eram vendidas a R$70. A embalagem traz erros com a frase "agite antes de usar", que não consta da vacina original. Outros medicamentos falsificados também foram encontrados no local, como vacinas contra o tétano e imunizantes contra a gripe sazonal. A falsificação de remédios é crime hediondo e a pena vai de 10 a 15 anos de reclusão. O responsável pela farmácia foi detido.

97% da população confia na vacina contra a gripe suína

Dados preliminares de uma pesquisa com mais de 2 mil brasileiros indicam que 97% da população confiam na eficácia da vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. As informações foram divulgadas pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Pena.

Ele avaliou que o Programa Nacional de Imunização do Brasil é reconhecido internacionalmente e conseguiu reduzir a incidência de doenças como o sarampo, a poliomielite e a varíola. Pena lembrou ainda que a linha de produção de vacinas que combatem os vários tipos de influenza é considerada entre as mais seguras em todo o mundo.

Mesmo assim, estima-se que somente metade das grávidas de todo o país foi vacinada. As gestantes representam 32% das mortes registradas no Brasil este ano. Os jovens entre 20 e 29 anos, faixa etária que recebe a vacina até o dia 23 de abril, também recearam tomar o medicamento: o índice de imunização ficou em 30%.

O grupo de pessoas com mais de 60 anos receberá a vacina a partir do dia 24 de abril, quando também começa a imunização contra a influenza sazonal ou gripe comum.

๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters