[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ahmadinejad escreve carta para Obama dizendo que cooperar com o Irã é sua única opção para permanecer no poder nos EUA


Publicada em 16/04/2010

O Globo

RIO - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, escreveu uma carta para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dizendo que a cooperação com o Irã é a única opção de seu colega americano para permanecer no poder, segundo reportagem da CNN. Ahmadinejad disse ainda que não é o Irã quem está ficando isolado do mundo, mas sim os EUA.

- Obama só tem um caminho para permanecer no poder e ser bem-sucedido. Esse caminho é o Irã - disse Ahmadinejad em um discurso na quinta-feira, segundo a agência de notícias iraniana Irna, acrescentando que o presidente americano "deve começar a cooperar com o Irã na prática. - Eu escrevi uma carta para Obama que será publicada em breve.

Os EUA lutam para conquistar apoio para impor novas sanções ao Irã, às quais o Brasil se opõe. O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, disse na quinta-feira que o país não tem medo de ficar isolado em relação à posição de negociação com o Irã. O presidente iraniano disse que é o seu país que ajudará os EUA a sair do isolamento.

- Nós não queremos que vocês façam nada para nós sairmos do isolamento. Particularmente, nós queremos ajudar vocês a sair do isolamento - disse Ahmadinejad. - Uma vez (os Estados Unidos) estiveram no auge da glória. Agora, eles estão em colapso. Eles estão tendo muitos problemas econômicos e culturais. Eles têm problemas de segurança no mundo e sua influência sobre o Iraque e o Afeganistão está desaparecendo.

Em 2006, o presidente iraniano escreveu uma carta para o então presidente americano George W. Bush, propondo "novos caminhos" para encerrar os problemas em torno do programa nuclear iraniano. Foi a primeira correspondência conhecida entre líderes dos dois países desde 1980, após a Revolução Iraniana. Na quarta-feira, autoridades do Pentágono disseram que o Irã estaria a cinco anos de construir sua primeira bomba nuclear "utilizável".




๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑๑۩۞۩๑







LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters