[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Asteroide passará bem perto da Terra ainda hoje


08 de abril de 2010


Um pequeno asteroide descoberto recentemente passará bem perto da Terra ainda hoje, pouco depois das 23H00 GMT, 20H00 de Brasília, aproximando-se a 359.000 km, mas sem representar perigo, segundo o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa.

Esta quilometragem representa nove décimos da distância da Terra à Lua, precisou o JPL.

O asteroide mede cerca de 22 metros de comprimento e foi observado pelo telescópio do laboratório "Catalina Sky Survey" perto de Tucson no Arizona (sudoeste) que tem como missão descobrir cometas e outros objetos que evoluem próximo da Terra.

"Passagens de objetos ao largo de nosso planeta, a uma distância inferior a entre a Terra e a Lua acontecem várias vezes por ano", destaca Don Yeomans, um cientista do JPL de Pasadena na Califórnia (oeste).

A Nasa detecta e persegue asteroides e cometas que passam perto da Terra recorrendo telescópios em terra e em órbita, como o Hubble.

O programa de observação de objetos que passam perto de nosso planeta, chamados "Spaceguard", descobre-os e avalia suas dimensões e trajetória, para determinar se representam um perigo potencial.

Em janeiro passado, um pequeno asteroide passou muito mais perto de nosso planeta, a 130.000 km.




RIO DE JANEIRO GLOBO NEWS AO VIVO (EN VIVO) LIVE











LAST





Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters