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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ligação gratuita dos cidadãos aos gestores da saúde


Márcia Lopes Silva: Comunicação cidadã

Ouvidora Geral da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil

Rio - Ampliar e fortalecer os canais de comunicação entre a população e os gestores da saúde estadual é a ideia por trás do novo serviço telefônico (0800 025 5525) da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). Ele passa a funcionar hoje entre 7h e 19h, de segunda a sextas-feira, exceto nos feriados.

Antes pago e restrito à Região Metropolitana, o atendimento via telefone passa a ser gratuito e disponível para todos os 92 municípios do estado. Além disso, o serviço está apto a receber chamadas de aparelhos fixos e celulares.

Ao investir na criação de um novo meio que facilite a troca de informações, a Sesdec reforça a importância do controle social, marco estruturante do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê que sua eficiência e pleno funcionamento dependem diretamente da participação dos usuários.

O envio de sugestões, reclamações ou elogios é forma de exercer tal controle e ajudar a construir um sistema melhor e mais justo.

Isso porque, de posse das manifestações da população, a Ouvidoria, área responsável pelo atendimento ao público, transforma esses dados em ferramentas de gestão, capazes de subsidiar decisões e o encaminhamento e desenho das políticas públicas de saúde. Além, é claro, de dar respostas ágeis às demandas dos usuários.

O novo sistema representará um salto, qualitativo e quantitativo, neste atendimento. Graças à tecnologia do sistema Ouvidor SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, todas as manifestações ficarão registradas em um banco de dados integrado.

Ele funcionará como espécie de aparelho de raios-X para toda a rede estadual. Dessa forma, população e gestores ganham mais um instrumento capaz de construir um SUS verdadeiramente cidadão.







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