[Valid Atom 1.0]

domingo, 27 de dezembro de 2009

Avião da FAB trazendo vítimas de ataque no Suriname chega ao Brasil


DANIELA LORETO
editora de Mundo da Folha Online

O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com cinco brasileiros vindos do Suriname chegou a Belém (PA) neste domingo. O grupo foi trazido de volta ao país pelo governo brasileiro após um ataque de surinameses contra cerca de 200 garimpeiros brasileiros.

De acordo com a assessoria da FAB, a aeronave pousou às 20h05 horário de Belém (21h05 de Brasília). Anteriormente, o governo informou que diplomatas brasileiros foram ao Suriname e conversaram com 50 dos brasileiros atacados, dos quais apenas cinco quiseram retornar.

Brasileiro que vive na Guiana diz que ficou surpreso com ataque
Imagens mostram local no Suriname onde brasileiros foram atacados
Muitos dormiram dentro d'água para escapar da morte; ouça relato
Brasileiros temem chacina no Suriname, diz embaixador
Envie seu relato sobre o ataque contra brasileiros no Suriname

Segundo o Itamaraty, o embaixador do Brasil no Suriname, José Luiz Machado e Costa, fez hoje uma visita a Albina e ainda não confirmou os relatos de que há brasileiros mortos.

Nove feridos que estavam hospitalizados em Saint-Laurent, na Guiana Francesa, receberam alta neste domingo --entre eles uma grávida de três meses que sofreu um aborto espontâneo. No sábado, em entrevista à Folha Online, o embaixador afirmou que, ao todo, 25 pessoas ficaram feridas nos ataques.

Os diplomatas vão permanecer em Paramaribo nos próximos dias e continuarão a conversar com os brasileiros hospedados na capital surinamesa. Após o ataque, 81 brasileiros foram transferidos para hotéis na cidade.

Arte Folha Online

No violento incidente, cerca de 300 surinameses atacaram os brasileiros. O crime teria sido motivado pelo assassinato de um surinamês por um brasileiro de apelido "Pit Boi", gerando uma reação dos "marrons" -- os descendentes quilombolas no país. Ao menos 25 brasileiros se feriram na ação --sete deles gravemente, incluindo uma grávida que perdeu o bebê.

Albina tem um grande contingente de brasileiros, de aproximadamente 2.000 pessoas, que vão trabalhar com garimpo no outro lado da fronteira --o que é proibido pelas leis daquele território, que ainda pertence aos franceses.

Além de atacar os brasileiros, o grupo invadiu um shopping center e outras lojas da cidade. Os moradores locais chegaram a incendiar algumas lojas e bombeiros de Saint Laurent du Maroni, na Guiana Francesa, ajudaram a extinguir as chamas.







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters