[Valid Atom 1.0]

domingo, 27 de dezembro de 2009

Avó de Sean Goldman vai pedir ajuda do governo brasileiro para poder visitar o neto nos EUA



Natanael Damasceno

Silvana Biachi, vó de Sean, concedeu entrevista coletiva um dia após a ida do neto para os EUA. Foto: Camilla Maia

RIO - Um dia depois de Sean Goldman desembarcar com seu pai nos Estados Unidos , sua família no Brasil declarou que pretende pedir ajuda ao governo brasileiro para ter assegurado o direito à visitação do menino. Acompanhado da avó de Sean, Silvana Bianchi, o advogado Sergio Tostes disse que, se não conseguir ajuda das autoridades para regular as visitas, pretende contratar um advogado para lutar na Justiça Americana. Durante o voo em que levava o filho de volta aos EUA, David Goldman disse que vai permitir que a avó brasileira visite o menino , ainda que isso leve tempo. A declaração foi feita a um repórter durante uma entrevista de David à rede de televisão NBC, que fretou o avião para a viagem dos dois, e fez imagens durante o voo.

(Assista à reportagem da NBC)

Muito abalada, Silvana concedeu, na tarde desta sexta-feira, entrevista coletiva para falar sobre a disputa. Acompanhada do marido, Raimundo, e do filho, Lucca, ela voltou a criticar o ministro Gilmar Mendes, que cassou a liminar que mantinha Sean no Brasil, e a acusar o governo de usar seu neto como moeda de troca na aprovação de um acordo comercial.

Veja fotos da chegada de Sean ao consulado americano Sean e o pai David Goldman no voo para os EUA. Imagem: Reprodução Internet


- Nós gostaríamos de ter os mesmos direitos que ele (David) teve aqui no Brasil. Havia uma decisão da Justiça brasileira que lhe garantia o direito de ver filho a hora que quisesse, desde que respeitasse seus compromissos escolares. Mas por uma estratégia de seus advogados, ele não pediu as visitas. Ele só fez duas ou três visitas. A primeira delas, uma semana depois de a Bruna morrer. Eu não vou fazer o mesmo - disse Silvana.

(Sean sofreu 'apocalipse psicológico' e adaptação será difícil, diz especialista)

Silvana e seu advogado voltaram a afirmar que a confusão na porta do consulado americano só aconteceu porque a família, em nenhum momento, recebeu qualquer tipo de proteção da polícia. Sergio Tostes afirmou que estava cumprindo a decisão judicial e que não recebeu, em nenhum momento, qualquer comunicado do consulado.

- A decisão dizia que ele tinha que ser entregue voluntariamente no consulado até as 9h. Caso contrário, a polícia estava autorizada a intervir. Paramos a uma quadra porque as ruas estavam fechadas e, como qualquer brasileiro, o menino caminhou os cem metros que nos separavam da entrada do consulado. O problema é que, durante os minutos que duraram a confusão com os repórteres, nenhum dos policiais que estavam na frente do consulado vieram nos ajudar - afirmou Tostes.

Na reportagem da NBC, David classificou a viagem como um "milagre de Natal" e disse que não criará obstáculos para que a família materna visite Sean:

- Vai levar tempo, mas não vou impedir que eles estejam juntos.


As imagens da rede NBC mostram Sean dormindo e o pai dando um beijo no garoto. Pai e filho desembarcaram no aeroporto de Orlando, na Flórida, e seguiram para a Disney. Depois, eles devem ir para a casa dos avós em Nova Jersey.







LAST






Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters