O psiquiatra Ricardo Nepomuceno foi encontrado morto ontem na piscina de sua casa, no Jardim das Nações, em Taubaté, município paulista do Vale do Paraíba. O corpo foi encontrado pelo irmão que morava com ele, mas passou o final de semana viajando. A vítima, segundo a polícia, prestava serviços desde 1984 para a Casa de Custódia da cidade.

A perícia e os bombeiros estiveram no local. O psiquiatra estaria morto a aproximadamente 48 horas. Ele teria sido visto pela última vez na sexta-feira, na casa onde mora, por um irmão e um funcionário. Aparentemente, Nepomuceno, de 56 anos, estava bem. Três funcionários e o irmão do médico serão ouvidos para tentar esclarecer o caso. O exame que vai atestar o que provocou a morte deve sair em duas semanas.

Nepomuceno trabalhava na Casa de Custódia, onde atendeu diversos presos perigosos, entre eles Ademir Oliveira do Rosário que, depois de ser transferido para a capital paulista, ganhou a liberdade e ficou conhecido como o "Maníaco da Cantareira". No final de 2007, Rosário teria assassinado dois irmãos e molestado diversos jovens.

Na ocasião, o psiquiatra e o sócio dele foram acusados de assinar um laudo que previa a progressão da pena de Ademir. Os dois chegaram a ser investigados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), que não encontrou irregularidades no caso. Um ano mais tarde, Ricardo ficou conhecido ao assinar um atestado médico cujo laudo de depressão e estresse não convenceu a Justiça para liberar, de um depoimento em Brasília, Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, suspeito de envolvimento no escândalo do mensalão.