[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PMs negam participação na morte de coordenador do AfroReggae em depoimento



( estou começando a pensar que pena de morte é uma alternativa mesmo, esses caras , QUE USAM FARDA, RECEBEM SALARIO PARA PROTEGER O CIDADÃO , negAM O QUE FOI UNCLUSIVE COMPROVADO POR CAMERAS DE SEGURANÇA E DAQUI UM TEMPINHO ESTÃO FAZENDO A MESMA COISA, O RAPAZ FICOU AGONIZANDO DURANTE 50 MINUTOS ENQUANTO ESSES PILANTRAS ROUBAVAM SUA JAQUETA, JÁ PENSOU ? MORRER POR CAUSA DE UMA JAQUETA E MORRER LENTA E DOLOROSAMENTE, POR UM PEDAÇO DE PANO !
E AINDA NEGARAM SOCORRO QDO ALGUEM PERCEBEU QUE O CORAÇÃO DELE AINDA ESTAVA BATENDO, SÃO VERMES, E VERME NÃO É HUMANO, A GENTE EXTERMINA! )

Da Redação - 25/11/2009 - 14h23

A juíza Ana Paula Barros, da Auditoria da Justiça Militar, ouviu na última terça-feira (24/11) os policiais militares envolvidos na morte de Evandro João da Silva, coordenador do AfroReggae, ocorrida em 18 de outubro. Durante o interrogatório, tanto o capitão da PM, Dennys Leonard Nogueira Bizarro, quanto o cabo Marcos de Oliveira Sales negaram as acusações de crime de furto, prevaricação e falsidade constantes na denúncia formulada pelo MP (Ministério Público) estadual.


De acordo com os depoimentos, os acusados afirmaram em juízo que, no dia em que Evandro foi morto, participavam de uma supervisão policial e se dirigiam até o trailer da PM na Candelária, por volta das duas horas da madrugada. Segundo o cabo Marcos Sales, que dirigia a viatura, um grupo de pessoas chamou a sua atenção, apontando na direção da Rua do Ouvidor. Com isso, ele decidiu mudar o trajeto, acreditando que iria encontrar elementos envolvidos em uma briga.

Ao passar pela Rua do Carmo, os policiais avistaram dois indivíduos e os abordaram, ao mesmo tempo em que notaram um corpo jogado no chão —que já era o de Evandro. Os suspeitos foram revistados pelo cabo, enquanto o capitão Bizarro dava cobertura e fazia a segurança da área.

Após a revista, nada de ilícito foi encontrado e, pelo fato de não apresentarem qualquer indicio de nervosismo, os suspeitos acabaram sendo liberados pelos policiais.

Dando continuidade ao depoimento, Sales relatou que foi ele quem encontrou o casaco e o par de tênis pertencentes a Evandro e levou os objetos até a viatura. Conforme relatado pelos policiais, que pensavam tratar-se de vestimentas de um morador de rua, as roupas foram levadas para evitar que criminosos agissem na região, já que, segundo eles, é comum que os bandidos troquem de blusa após um furto para enganar a polícia, dificultando seu reconhecimento.

Os policiais se desfizeram dos objetos na altura da Rua Sete de Setembro, jogando-os pela janela do veículo. Já na Rua Primeiro de Março, após encontro com outro policial, o sargento Grosse, ficaram sabendo que havia uma pessoa baleada na Rua do Carmo, local por onde haviam passado. Sendo assim, eles resolveram voltar e lá avistaram a vítima caída próxima à porta do banco, totalmente imóvel. Outros relatos ainda afirmam que eles tentaram buscar auxílio, porém já era tarde demais.

Com o fim do interrogatório, as próximas sete testemunhas de acusação deverão ser ouvidas no próximo dia 4 de dezembro, ao meio-dia, conforme determinação da magistrada.


Absurdo

Câmeras flagram assassinato de coordenador do AfroReggae e omissão de socorro por PMs

Publicada em 22/10/2009 às 00h47m

Ruben Berta e Jornal da Globo

Nós e você. Já são dois gritando. Clique e participe

Imagem mostra policial militar retornando à viatura com os objetos roubados de Evandro; ao fundo, os bandidos, liberados / Reprodução de TV

RIO - Imagens captadas por câmeras de segurança de estabelecimentos no Centro do Rio mostram que os dois bandidos responsáveis pelo assalto que culminou com a morte do coordenador de projetos sociais do Grupo AfroReggae, Evandro João Silva, no último domingo, foram capturados por PMs do 13º BPM (Praça Tiradentes) segundos após o crime, mas liberados. E mais: os policiais também não prestaram socorro a Evandro. As informações são do coordenador executivo do AfroReggae, José Júnior, que viu as cenas nesta terça-feira na 1ª DP (Praça Mauá).

(Assista ao flagrante da má conduta dos PMs)

O comandante geral da PM, coronel Mário Sérgio, decretou a prisão administrativa dos dois policiais. A Secretaria de Segurança Pública informou que a ordem de prisão foi cumprida no 13º BPM ainda na noite desta quarta-feira. Os PMs não tiveram as identidades reveladas, mas, segundo o Jornal da Globo, um deles teria a patente de capitão.

" É uma conduta que equipara ou até torna esses dois PMs piores do que os bandidos "

--- As cenas de uma das câmeras mostram os PMs abordando os bandidos. Um dos policiais pega o tênis e a jaqueta que tinham sido roubados. Em seguida, um dos assaltantes é liberado e o outro some das imagens. Não podemos culpar a instituição, mas é uma conduta que equipara ou até torna esses dois PMs piores do que os bandidos. As investigações, num primeiro momento, apontavam para coelhos e acertaram em elefantes --- afirmou Júnior.

O coordenador do AfroReggae disse ainda que há imagens de três câmeras. Uma delas mostra o momento exato do assalto. Evandro reagiu, brigou com os bandidos e acabou levando o tiro que culminou com a sua morte. Júnior elogiou a conduta da Polícia Civil no caso, ressaltando que acredita que os assaltantes serão localizados e presos em breve:

José Junior, lider do Afroreggae, durante o enterro de Evandro João Silva: assaltante queria jaqueta / Foto: Marcelo Piu - Arquivo

--- Estou confiante de que o caso será resolvido em breve. E também acredito que o coronel Mário Sérgio (Duarte, comandante-geral da PM) não vai deixar barato o que esses policiais fizeram.

Evandro João Silva foi morto por volta de 1h30m de domingo, na esquina das ruas do Carmo e Ouvidor. O coordenador de projetos sociais do AfroReggae tinha acabado de deixar uma boate no Arco do Teles quando foi assaltado. No próprio domingo, a Polícia Militar divulgou que havia encontrado um revólver calibre 38 numa lixeira ao lado do corpo, mas que não tinha suspeitos do crime.

Evandro estava no AfroReggae desde 2001 e ocupava uma posição de destaque no grupo, fazendo trabalhos sociais em comunidades e presídios, além de dirigir o núcleo de Parada de Lucas. Em dezembro, o coordenador terminaria a faculdade de pedagogia e já planejava começar um mestrado. Ele vinha se dedicando principalmente a trabalhos sociais nos presídios Bangu 2, 3 e 4.

Na noite desta quarta-feira, Evandro foi um dos homenageados durante a cerimônia de entrega do Prêmio Orilaxé, no Teatro Carlos Gomes. A premiação é voltada para quem é responsável por importantes transformações, exerce plenamente a cidadania e contribui para diminuir a injustiça social.

Leia mais:Enterro do coordenador do AfroReggae é marcado por tristeza e revolta



Coordenador do AfroReggae é assassinado no Centro do Rio

POR AMANDA PINHEIRO, RIO DE JANEIRO

Rio - O corpo do coordenador do AfroReggae, Evandro João da Silva, está no Instituto Médico Legal, na Leopoldina, e será levado em poucos momentos para a capela 8 do cemitério Memorial do Carmo, no Cajú, Zona Portuária do Rio. O corpo do coordenador será enterrado às 16h.

Irmão de Evandro, o biomédico Elson Passos Senna contou que o que ele foi atingido por um tiro de calibre 38, na altura do umbigo, que teria perfurado as arteras femural e ilíaca.

Segundo Elson, o amigo que estava com ele na hora do crime contou que o coordenador havia saido do carro para urinar, quando foi abordado por assaltantes na esquina das ruas do Carmo e Ouvidor, no Centro do Rio.

O fato de Evandro ter pedido socorro teria assustado os bandidos, que atiraram contra ele. Segundo a polícia, a armar encontrada ao lado da vítima seria dos assaltantes.

Evandro estava AfroReggae há mais de 10 anos e está se formando em Pedagogia pela universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido, Zona Norte do Rio.

Policiais que omitiram socorro a coordenador do AfroReggae cumprem prisão administrativa

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Rio de Janeiro - O sargento e o capitão da Polícia Militar que estão presos sob a acusação de não terem prestado socorro ao coordenador do AfroReggae Evandro João Silva, assassinado no domingo (17), no centro do Rio, prestaram depoimento na madrugada de hoje (22).

Segundo o relações públicas da corporação, major Oderley Santos, os dois ficarão em prisão administrativa por 72 horas. Depois desse período, o comando do 13º Batalhão, onde os policiais estão lotados, decidirá se determinará a preventiva.

Imagens de câmeras do local do crime mostram que os policiais não prestaram socorro à vítima ao vê-la estirada no chão, segundos depois de levar um tiro de assaltantes. As imagens também mostram os policiais abordando os criminosos e depois carregando objetos pessoais da vítima. Os nomes dos policiais militares não foram divulgados.

O coordenador de projetos sociais do AfroReggae, Evandro João Silva, deixava uma discoteca no Centro do Rio, quando foi assaltado por volta da 1h e reagiu, levando um tiro. O assalto também foi registrado por câmeras. Evandro Silva foi um dos homenageados na cerimônia de entrega do Prêmio Orixalé, que presta tributo a 15 pessoas ou instituições que contribuem para a cultura afro-brasileira.

















Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters