[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Em encontro sobre clima, Lula ‘junta’ Uribe e Chávez


Fotos: Lula Marques/Folha

O presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, recebeu na semana passada uma delegação de deputados brasileiros.

Durante a conversa, Uribe revelou-se preocupado com os rumos de um encontro que acontecerá nesta quinta (25), em Manaus.

Deve-se a iniciativa da reunião a Lula e ao presidente francês, Nicolas Sarkozi. Convidaram-se todos os presidentes de países da região amazônica.

O objetivo é costurar uma proposta conjunta a ser levada à cúpula global sobre mudanças climáticas de Copenhague, no mês que vem.

A presença de Sarkozi é justificada pelo fato de a França manter na região um naco de terra que é extensão de seu território, a Guiana Francesa.

Em litígio com o Hugo Chávez, Uribe disse aos deputados brasileiros que receia ouvir provocações do colega venezuelano.

Em recente pronunciamento de TV, Chávez convocou os venezuelanos à prontidão. Disse que, se necessário, a Venezuela iria à guerra contra a Colômbia.

O pano de fundo da querela é a aversão de Chávez a um acordo firmado por Uribe. Entrega aos EUA a gestão de bases militares colombianas.

Uribe disse à delegação deputados que, se provocado por Chávez, não levará desaforo para casa. Pretende reagir à altura.

Nos subterrâneos, Lula tentou aproveitar a reunião de Manaus para promover uma negociação paralela para pacificar Uribe e Chávez.

A chancelaria colombiana refugou a oferta. Uribe não deseja reunir-se com Chávez. E espera que seu rival circunscreva suas intervenções à pauta climática.

Nessa matéria, o que se pretende é formular uma proposta que exija dos países ricos compensações financeiras em troca da redução do desmatamento da Amazônia.

Afora Lula, Uribe e Chávez nenhum outro presidente confirmara a presença na reunião de Manaus até a noite desta terça (24).

Peru, Equador e Bolívia devem se fazer representar por ministros ou vice-presidentes. Sarkozi deve enviar um represente da Guiana.














Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez, Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR, salário de presidente de honra do PT, salário de Presidente da República. Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters