[Valid Atom 1.0]

domingo, 8 de novembro de 2009

'Pai' do DNA prevê cura do câncer para próxima década

Lisboa, 6 nov (Lusa) - O geneticista James Watson, que recebeu o prêmio Nobel de Medicina de 1962 por ter desvendado a estrutura molecular do DNA, a substância fundamental para a vida, afirmou que a descoberta da cura do câncer deverá ser feita na próxima década.

O cientista concedeu uma entrevista à Agência Lusa em Lisboa, onde, nesta sexta, deu uma palestra organizada pela Fundação Champalimaud, da qual é presidente do conselho científico.

Watson, 81 anos, classificou o câncer como o "santo Graal" da ciência humana.

"A guerra ao câncer foi declarada nos Estados Unidos há cerca de 40 anos", afirmou. "Será uma guerra de 100 anos, de 70 anos? Eu acho que será de 50 anos", disse.

O cientista disse estar "muito otimista", pois já "foi longo o caminho trilhado", e ressaltou que, a partir de agora, "é preciso passar da compreensão à cura do câncer".

"Penso que agora conhecemos bastante bem o inimigo", destacou.

Perguntado sobre o papel da genética na luta contra a doença, o cientista disse que a área, por si só, não cura, mas conduz à bioquímica, e "para curar o câncer é preciso pensar em bioquímica".

"A genética diz-nos o que está errado", e cabe à bioquímica desenvolver medicamentos cada vez mais eficazes contra a doença, afirmou Watson.

"Muitas pessoas não têm esperança e há razões para lhes dar esperança", garantiu.

Um dos motivos para seu otimismo é que o preço dos tratamentos genéticos está caindo progressivamente, pelo que o custo desses deixou de ser um obstáculo, como era no passado.

"A chave não é o dinheiro, mas a determinação", disse o geneticista. "O câncer é um inimigo astuto e sofisticado, que exige respostas sofisticadas".

E "a cura não depende da sorte, mas de trabalho brilhante", prosseguiu Watson, que confessou ser isso que espera dos cientistas do futuro centro de pesquisa e tratamento de metástases da Fundação Champalimaud.

"Penso que é uma grande oportunidade para Portugal desempenhar um papel de liderança na cura e prevenção do câncer", concluiu.

A Fundação Champalimaud tem por objetivo juntar a pesquisa laboratorial sobre o câncer com a vertente clínica em sua futura sede, na zona ribeirinha de Pedrouços, cuja abertura está prevista para outubro de 2010, coincidindo com o centenário da declaração da República em Portugal.

Este será o primeiro centro de pesquisa e tratamento de metástases do câncer no mundo, ao qual se juntará um núcleo de neurociências e a aposta na área da visão, com um prêmio concedido anualmente.

Com uma reconhecida carreira científica, Watson espera poder seguir na área por pelo menos mais cinco anos, e confessa também dedicar algum tempo ao tênis, esporte que diz jogar regularmente com uma raquete que ganhou do campeão Roger Federer.

O cientista começou a estudar aos 15 anos, e, aos 22, licenciou-se em Zoologia. Em 1953, ficou famoso ao revelar, ao lado do biofísico britânico Francis Crick e com base em trabalhos anteriores de Maurice Wilkins, a estrutura em dupla hélice da molécula do DNA, o que rendeu aos três o prêmio Nobel de Medicina de 1962.

Membro da Academia das Ciências dos Estados Unidos desde 1962, chefiou o Projeto Genoma Humano entre 1988 de1992 e, dois anos mais tarde, se tornou presidente do Cold Spring Harbour Laboratory, do qual é "chanceler emeritus".








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters