[Valid Atom 1.0]

domingo, 8 de novembro de 2009

Chávez acusa EUA de estimularem conflito com a Colômbia


Presidente venezuelano diz que militares devem estar prontos para guerra com vizinho sul-americano

AE-AP - Agencia Estado


Chávez participa da gravação do 'Alô, Presidente'

Divulgação/Palácio Miraflores/Efe

Chávez participa da gravação do 'Alô, Presidente'

CARACAS - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste domingo que os líderes militares devem estar preparados para um possível enfrentamento armado com a Colômbia e disse que os soldados devem ficar atentos se os Estados Unidos estão tentando provocar uma guerra entre os dois vizinhos. "A melhor forma de se evitar a guerra é se preparar para ela", disse Chávez durante seu programa semanal de rádio e televisão, "Alô Presidente".

Chávez disse a seus simpatizantes que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está influenciando o governo colombiano e advertiu Obama para que evite utilizar seus aliados em Bogotá para criar uma ofensiva militar contra a Venezuela. "Senhor presidente Obama, não vá cometer o erro de realizar uma agressão contra a Venezuela através da Colômbia", afirmou Chávez.

O Presidente venezuelano está preocupado com o acordo firmado no final de outubro entre Bogotá e Washington que dá às Forças Armadas norte-americanas acesso a sete bases colombianas. Durante seu discurso Chávez repetiu acusação de que os Estados Unidos podem utilizar essas bases como plataforma para iniciar ataques contra seu país e tomar o controle de suas enormes reservas de petróleo.

A crise diplomática entre Colômbia e Venezuela se aprofundou nas duas últimas semanas, quando dois militares venezuelanos foram assassinados no Estado fronteiriço de Táchira por supostos paramilitares. Depois do incidente, a venezuelana enviou 15 mil soldados para reforçar a guarda nas fronteiras com a Colômbia e o Brasil, sob o argumento de intensificar as operações contra o narcotráfico e a extração ilegal de minérios. As informações são da Associated Press.







Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters