[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Lula condena 'achismo' e diz que há gente satisfeita com apagão, assim como houve na época do acidente da TAM


Wagner Gomes

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em São Paulo que, quando terminar a fase do "achismo" sobre o apagão, as investigações devem apontar o que causou, de fato, o problema. Apesar de o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, terem declarado que o episódio do apagão estava encerrado , o presidente disse que as causas devem ser investigadas .

- Foi uma coisa grave que nós precisamos saber o que é. Eu disse à Aneel e ao ONS que é preciso ter um processo de investigação em toda a trajetória. E nós temos instrumentos para isso, para que a gente descubra realmente o que houve. Se o sistema é robusto como nós acreditamos que seja e eficiente como acreditamos que seja e que tinha geração de energia à vontade, então, é preciso saber o motivo do desastre - disse Lula.

- O que eu quero é que quando tiver um resultado final, depois de uma apuração muito correta, a opinião pública brasileira fique sabendo que aconteceu isso, isso e isso - disse Lula.

" Se o sistema é robusto e eficiente como nós acreditamos que seja e tinha geração de energia à vontade, então, é preciso saber o motivo do desastre "

O presidente também afirmou que tem visto pessoas satisfeitas com o apagão só pela possibilidade de culpar o governo, da mesma forma que, a seu ver, aconteceu na época do acidente da TAM, em 2007, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

- Tenho visto pessoas na televisão até com ar de satisfação porque aconteceu um apagão. Como eu sou um homem que gravo muitas coisas e muitas informações, tenho notado algumas pessoas falando do apagão com o mesmo prazer com que falavam na época da queda do avião da TAM. Eles culparam o governo e disseram nas primeiras páginas dos jornais que iríamos carregar 200 mortos nas costas - disse Lula durante abertura do 9º Congresso Nacional de Iniciação Científica, na FMU em São Paulo.

Segundo o presidente, até que fosse comprovada falha técnica e humana, houve uma série de acusações que colocariam o governo como responsável pelas 200 mortes. E comparou o fato com as análises sobre o apagão.

- Em uma primeira fase existe a turma do eu acho. Apareceu na televisão o achismo em primeiro lugar. Depois apareceu o acreditamos e depois o foi isso ou aquilo. Eu não falei nada porque primeiro tinha que ouvir as pessoas que cuidam do assunto. Nós temos que ouvir a Aneel, a ONS e o Ministério de Minas e Energia. E eu só posso trabalhar com as informações técnicas que eles me dão e acreditar que seja possível um processo de investigação para que a gente saiba se tem coisa além do que eles me colocaram.

Na quarta-feira, Lobão e os dirigentes dos órgãos responsáveis pelo setor elétrico, como Aneel e ONS, convocaram uma entrevista coletiva para informar oficialmente que o apagão foi provocado por raios e outros problemas atmosféricos.

Leia também:

Edison Lobão, diz que o Inpe deve se manifestar sobre meteorologia e deixar de lado questões sobre energia ou apagão.

O presidente também negou que pudesse ter havido sabotagem contra o sistema elétrico.

- Eu descarto sabotagem, até porque, quem quer fazer sabotagem nesse momento em que o Brasil vive uma situação tão bonita? - questionou.

Lula também disse que o brasileiro pode se orgulhar do sistema elétrico robusto e muito bem estruturado, mas admitiu que pode haver falhas causadas por problemas naturais.

" Fora de Deus, os seres humanos estão todos plausíveis de erros e de coisas que não controlam. "

- Inegavelmente, qualquer brasileiro deve ter motivo de orgulho do sistema e do modelo energético brasileiro. O nosso sistema é robusto, é muito bem estruturado. Agora, nada neste mundo pode ser tão estruturado que possa suplantar alguma coisa causada por intempérie ou por falha humana. Se alguém perguntar para mim se poderá ocorrer um outro apagão eu digo: Olha a única chance de não acontecer nada nesse país é se Deus quiser que não aconteça. Fora de Deus, os seres humanos estão todos plausíveis de erros e de coisas que não controlam. - disse o presidente.




Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters