[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Em São Paulo, Peres anuncia visita de Lula e critica líder do Irã

DANIELA LORETO
editora de Mundo da Folha Online

O presidente israelense, Shimon Peres, anunciou nesta quinta-feira em São Paulo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar seu país em março de 2010. Ele criticou ainda o líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, dizendo que este "prega uma mensagem de ódio" e "prejudica o futuro de seu país", mas não destruirá Israel.

"Ahmadinejad prega uma mensagem de guerra, de ódio, de ameaça, e ainda posa de 'grande historiador' ao negar o Holocausto. Ele não diz a verdade e não traz uma mensagem para o futuro. Quem não traz mensagens para o futuro,


Sebastião Moreira/Efe
O presidente israelense, Shimon Peres, em São Paulo; Irã não destruirá Israel, diz
O presidente israelense, Shimon Peres, durante visita a São Paulo nesta quinta-feira; ele anunciou visita de Lula e fez críticas ao Irã

O líder de Israel disse ainda que "muitos no passado" tentaram destruir Israel, e "nada sobrou deles". "A mensagem [israelense] é de esperança, não queremos ameaçar ninguém. Nossa mensagem é de amizade e pensamos no futuro, por isso, teremos um".

No evento, Peres também falou sobre a boa convivência entre diferentes etnias no Brasil.

Ele citou como exemplo de tolerância a recepção calorosa que obteve durante visita a Brasília do presidente da Câmara [Michel Temer (PMDB-SP)], que tem origem libanesa. "Se árabes e judeus podem viver assim aqui, por que não podem no Oriente Médio?", questionou.

Ele destacou a importância do Brasil no diálogo pela paz mundial. "O presidente Lula se entusiasmou com a nossa conversa, e nós [israelenses] também. Tenho certeza de que iremos cooperar bastante. Faremos tudo para lutar a favor da paz", disse o líder de Israel.

O presidente de Israel também citou o encontro que teve em São Paulo com o jogador de futebol Ronaldo. "Não me esqueço do Ronaldo, e entendo a importância que ele tem. Ele já visitou crianças palestinas e israelenses e ficou emocionado. As crianças se emocionaram também, não só por ele ser um ídolo, mas mais ainda por trazer uma mensagem de paz".

Visita

Embora criticado por Peres, o líder iraniano deve chegar ao Brasil no próximo dia 23. A decisão de Lula de receber Ahmadinejad desagradou líderes da comunidade judaica no Brasil.

"Não estamos contentes, mas não se pode influenciar a decisão soberana do presidente da República", disse Jacques Terpins, presidente da Confederação Israelita do Brasil e da América Latina, no mesmo evento. "Aqui mesmo, nesta noite, há muitos parentes de sobreviventes de campos de concentração. Por isso, declarações com as dadas por ele são duras de engolir. Ahmadinejad não ofende apenas os judeus, mas a humanidade", afirmou.

O líder judaico disse ainda que o Irã "é um perigo para o mundo" devido às suspeitas de que o país pretenda construir uma bomba atômica.

Para Boris Ber, presidente da Federação Israelita de São Paulo, a visita "incomoda, mas não chega a ser um problema". "O Brasil tem o direito de receber visitas de líderes de países com os quais mantém relações. Mas é claro que, não só para os judeus como também para todas as outras minorias perseguidas no Irã, a visita [ao Brasil] não é bem-vinda", disse.

Os dois líderes da comunidade judaica expressaram apoio à possibilidade de o Brasil mediar um acordo de paz entre israelenses e palestinos. "O presidente Lula é carismático e poderia ajudar a alcançar a paz duradoura", afirmou Ber.

"O Brasil é um exemplo de convivência pacífica entre membros de qualquer raça e religião. O ecumenismo é um fator muito forte no Brasil", acrescentou Terpins.




Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters