[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Com mil raios







sex, 13/11/09
por gmfiuza |

Apertem os cintos, o governo sumiu. Sumiu na escuridão. Não se sabe se é Lula, Dilma ou Lobão. Só se sabe que a rima não é solução.

Nunca antes na história deste país se viu semelhante apagão de autoridade. Dezoito estados ficam às escuras, e o governo, com mais de dez horas para trazer uma explicação ao povo, aparece em público tateando as paredes, à procura do primeiro álibi que aparecer.

Depois de muito ensaiar a pantomima, Lula empurrou Edison Lobão para os holofotes. Como afilhado de José Sarney, o ministro das Minas e Energia está acostumado com explicações esotéricas.

Numa cena inesquecível, o responsável pela luz que nos alumia apareceu lendo um texto colegial sobre as causas do apagão de 10/11. O que impressionava não era o sujeito impostar a voz para dizer que o que tirara o país da tomada fora o mistério da natureza indomável. O assustador era a autoridade máxima da eletricidade precisar colar de um papelzinho a mensagem tosca de meia-dúzia de linhas.

Com a aparição categórica de Lobão, os brasileiros enxergaram tudo: o governo não tinha a menor idéia do que estava fazendo.

Enquanto o afilhado de Sarney fazia seu número, Lula preparava a explicação categórica de Dilma Rousseff – para o dia seguinte, que ninguém é de ferro. Ela também não tinha a menor idéia do que podia dizer, mas ser categórica é com ela mesmo.

E surgiu enfim na ribalta a ministra-chefe da Casa Civil, que no day after do apagão estivera de folga, com sua lista categórica de culpados: a chuva, os ventos, os raios e Fernando Henrique.

No momento em que o país esperava um esclarecimento para o colapso grave, e que o Inpe desmentia a ficção meteorológica dos raios e trovões demoníacos, Dilma Rousseff vinha dizer ao povo que as falhas energéticas do governo anterior eram mais feias, mais antipáticas e mais neoliberais.

Era tudo o que o Brasil precisava saber. Agora ninguém mais precisa sair comprando velas, estocando caixas de fósforo ou trocando elevador por escada. Se amanhã as forças da natureza teimarem em tirar de novo o país do ar, basta mentalizar os problemas do passado.

Ainda descobriremos que o apagão é, no fundo, um estado de espírito (de porco).




Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters