[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Battisti anuncia greve de fome para tentar barrar extradição para Itália

http://www.flickr.com/photos/secretsamba/


Publicada em 13/11/2009 às 21h35m

Evandro Éboli

BRASÍLIA - Preso na Penitenciária da Papuda, o ex-ativista italiano Cesare Battisti anunciou que nesta sexta-feira entrou em greve de fome na tentativa de barrar sua extradição para a Itália. O pedido está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento foi interrompido pela segunda vez na quinta-feira quando o placar estava empatado: quatro ministros votaram pela extradição e outros quatro pela permanência de Battisti no Brasil. Caberá ao presidente da corte, Gilmar Mendes dar o voto decisivo - que deverá ser pela extradição do italiano.

A retomada do julgamento está prevista para a próxima quarta-feira. Se Battisti for extraditado para a Itália, cumprirá pena de 30 anos. Lá, ele foi condenado pela participação no assassinato de quatro pessoas na década de 1970. Se não, poderá viver no Brasil como refugiado político - condição conferida a ele pelo ministro da Justiça , Tarso Genro .

Battisti aproveitou um encontro com o senador José Nery (PSOL-PA) para entregar uma carta endereçada a Lula. Na carta, que Nery já entregou ao secretário geral da Presidência, Luiz Dulci, Battisti se apresenta como "fruto dos anos 70, assim como muitos outros aqui no Brasil, inclusive muitos companheiros que hoje são responsáveis pelos destinos do povo brasileiro." E faz um apelo em tom dramático: "Entrego minha vida nas mãos de Vossa Excelência (Lula) e do Povo Brasileiro", diz na carta.

" Espero com isso impedir, num último ato de desespero, esta extradição, que para mim equivale a uma pena de morte "

Battisti explica que entrou em greve para garantir seu direito de ser um refugiado político no Brasil. "Espero com isso impedir, num último ato de desespero, esta extradição, que para mim equivale a uma pena de morte. Sempre lutei pela vida, mas se é para morrer, eu estou pronto, mas, nunca pela mão dos meus carrascos. Aqui neste país, no Brasil, continuarei a minha luta até o fim, e, embora cansado, jamais vou desistir de lutar pela verdade. A verdade que alguns insistem em não querer ver, e este é o pior dos cegos, aquele que não quer ver", disse na carta.


Cesare Battisti entrou em "greve total" de fome, diz senador


13 de novembro de 2009 21h50 atualizado às 22h21


Cesare Battisti é escoltado por policiais ao chegar em Brasília, em março de 2007 Foto: AFP

Battisti agurda decisão do STF sobre a manutenção do status de refugiado político
05 de novembro de 2009
Foto: AFP


O ex-ativista italiano Cesare Battisti, que aguarda o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o pedido de extradição apresentado pelo governo da Itália, iniciou uma "greve total" de fome nesta sexta-feira, informou à agência Ansa o senador José Nery (Psol-PA). O parlamentar se encontrou com o italiano no presídio de Papuda, em Brasília.

Battisti, ex-ativista do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), foi condenado à prisão perpétua na Itália em 1983 por supostamente ter coordenado o assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979. Ele foi preso em março de 2007 no Rio de Janeiro e o governo italiano pediu sua extradição em maio do mesmo ano. Sob o argumento de "fundado temor de perseguição", o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu status de refugiado político ao italiano em janeiro. O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) havia dado parecer contrário ao refúgio.

O pedido italiano é agora analisado pelo STF. A primeira sessão do caso na Corte, realizada no dia 9 de setembro, terminou com um placar favorável à deportação, que obteve apoio de quatro dos ministros. Os outros três que se pronunciaram votaram por sua permanência no Brasil.

Ontem, o ministro Marco Aurélio Mello empatou o placar ratificando seu apoio ao refúgio. O presidente do Supremo, Gilmar Mendes, que dará o voto de desempate, suspendeu a sessão antes de se pronunciar.

Também esteve presente no encontro a militante Rosa de Fonseca, do movimento Crítica Radical, liderado pela ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele, que apoia o ex-membro do PAC.



Trânsito em SP pela Rádio SulAmérica








Lula acumula: -Aposentadoria por invalidez,aposentadoria de Aposentadoria por invalidez,Pensão Vitalícia de "perseguido político" isenta de IR,salário de presidente de honra do PT,salário de Presidente da República.Você sabia???

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters