[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Rússia ficará mais isolada se violar cessar-fogo, diz Rice


Antes de viajar à Geórgia, secretária de Estado dos EUA pede que Moscou cumpra acordo e termine ação militar

AP e Reuters


'Isso não é a invasão da Checoslováquia, onde os russos podem ameaçar um vizinho', diz Rice

Efe

'Isso não é a invasão da Checoslováquia, onde os russos podem ameaçar um vizinho', diz Rice

WASHINGTON - A secretária de Estado americana Condoleezza Rice, que viajará para Tbilisi, capital georgiana, nesta quarta-feira, 13, declarou que a Rússia pode enfrentar um profundo isolamento se violar o cessar-fogo com a Geórgia. "Se a Rússia realmente estiver violando o cessar-fogo, e há informações não animadoras sobre o respeito russo à trégua, isso somente servirá para aumentar o isolamento para o qual a Rússia está indo", declarou Rice.

Em uma entrevista coletiva no Departamento de Estado, a secretária destacou que Moscou "deve terminar" as operações militares na Geórgia imediatamente. "Isso não é 1968 e a invasão da Checoslováquia, onde os russos podem ameaçar um vizinho, ocupar a capital e derrubar um governo", continuou.



Ela afirmou ainda que o governo russo deve respeitar os esforços americanos que estão a caminho para ajudar o povo georgiano. "Eu ouvi o presidente russo dizer que suas operações militares acabaram. Eu digo que agora é tempo do presidente cumprir sua palavra", acrescentou.

Mais cedo, o presidente George W. Bush também afirmou que a Rússia deve manter a sua palavra e agir para encerrar a crise no Cáucaso. O líder americano anunciou que Washington enviará aviões e navios ao país com suprimentos humanitários. Ele ressaltou que a soberania territorial da Geórgia deve ser respeitada e pediu para que as vias de comunicação permaneçam abertas, para o transporte da ajuda.

Após o pronunciamento de Bush, o ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que os Estados Unidos devem se decidir entre uma parceria com Moscou ou a liderança georgiana, à qual descreveu como "projeto virtual". O chanceler declarou ainda que o governo russo não vai permitir saques na Geórgia depois do conflito na região separatista georgiana da Ossétia do Sul.

O conflito no Cáucaso tomou proporções maiores quando a Rússia lançou na última sexta-feira uma ofensiva militar contra a presença da Geórgia em Ossétia do Sul. Em defesa da província separatista, Moscou iniciou um forte bombardeio em território georgiano, que segundo a Rússia já deixou pelo menos 2 mil mortos.

Na terça-feira, o presidente russo, Dmitry Medvedev, e o líder da Geórgia, Mikhail Saakashvili, assinaram um plano de cessar-fogo sob intermédio do chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy. Nesta quarta-feira, no entanto, Tbilisi denunciou a quebra da trégua pelos russos, com um bombardeio na cidade georgiana de Gori.


Rússia diz que derrubou três aviões espiões da Geórgia

Aeronaves não eram tripuladas; Moscou e Tbilisi trocam acusações por rompimento do cessar-fogo

Agências internacionais


MOSCOU - Segundo o Ministério de Defesa da Rússia, três aviões espiões não tripulados georgianos foram derrubados na província separatista pró-Moscou da Ossétia do Sul. O anúncio foi feito no mesmo dia em que Rússia e Geórgia se acusam mutuamente de romper um cessar-fogo mediado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, que tem como um dos pontos principais o recuo de todas as tropas às áreas onde se encontravam antes do início dos conflitos, no fim da semana passada.

"Apesar das garantias feitas pela Geórgia de que eles encerraram todas as atividades militares, três aviões espiões foram derrubados pelas forças russas - um na noite de terça e dois durante esta quarta", disse o porta-voz.

Ainda nesta quarta-feira, o presidente americano, George W. Bush, pediu apoio ao governo da Geórgia, afirmando que existem informações de que a Rússia violou o acordo de cessar-fogo. Em pronunciamento realizado na Casa Branca, Bush anunciou o envio da secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, a Paris e depois a Tbilisi para tentar solucionar a crise.

Bush afirmou que a Rússia deve manter a sua palavra e agir para encerrar a crise com a Geórgia e que Washington enviará aviões e navios americanos ao país com suprimentos humanitários. Ele ressaltou que a soberania territorial da Geórgia deve ser respeitada e pediu para que as vias de comunicação permaneçam abertas, para o transporte da ajuda.

Após o pronunciamento, o ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que os Estados Unidos devem se decidir entre uma parceria com Moscou ou a liderança georgiana, à qual descreveu como "projeto virtual". Ele também disse que a Rússia não vai permitir saques na Geórgia depois do conflito na região separatista georgiana da Ossétia do Sul.

"Nós entendemos que a atual liderança georgiana é um projeto especial dos Estados Unidos, mas um dia os Estados Unidos terão de se decidir entre defender seu prestígio sobre um projeto virtual ou uma parceria real que requer ação conjunta", disse Sergei Lavrov a repórteres.

Trégua violada

Tanques russos voltaram a entrar na cidade georgiana de Gori, horas após Rússia e Geórgia estabelecerem uma trégua para suspender as operações militares. Veículos armados russos parecem ter desmantelado e destruído bases do Exército georgiano na cidade. Momentos depois da entrada em Gori, uma coluna de veículos blindados, incluindo transportadores de armas antiartilharia, foi vista deixando a cidade e tomando a rodovia principal que leva a Tbilisi.

Entretanto, a Rússia negou que os veículos estejam se dirigindo à capital da Geórgia. Um porta-voz das forças russas alegou que os militares estavam removendo equipamentos e munição de uma base militar georgiana fora da cidade. "A Rússia está traiçoeiramente quebrando sua palavra", declarou o chefe do Conselho de Segurança da Geórgia nesta quarta-feira, em Tbilisi.

A movimentação expõe a fragilidade do cessar-fogo em vigor, segundo a BBC. Moradores fugindo de Gori disseram que saques e seqüestros estão acontecendo na cidade. Muitos contam ter visto suas casas sendo incendiadas. Uma nuvem de fumaça cobre o mercado principal. A situação poderia ser ainda mais crítica nas cidades ao redor.

O Ministério da Defesa da Rússia disse nesta quarta-feira que suas forças derrubaram dois aviões teleguiados da Geórgia na capital da Ossétia do Sul, Tskhinvali. Um avião foi abatido na noite de terça-feira e outro na quarta-feira, disse um porta-voz do Ministério. "Apesar das garantias feitas pela Geórgia de que eles encerraram todas as atividades militares, as tropas russas derrubaram um segundo avião espião georgiano em Tskhinvali na manhã de hoje", disse o porta-voz.

Relatos implicariam rebeldes separatistas e tropas russas nos saques - em um comunicado, a Rússia negou qualquer envolvimento, afirmando que essas versões "não têm absolutamente nenhum fundamento."

(Matéria ampliada às 16 horas)


Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: