[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

EUA enviarão Rice para mediar conflito na Geórgia, diz Bush


Presidente americano diz que tropas russas devem respeitar integridade territorial georgiana e deixar o país

Agências internacionais


Bush e Rice seguem para pronunciamento

AP

Bush e Rice seguem para pronunciamento

WASHINGTON - O presidente americano, George W. Bush, pediu apoio ao governo da Geórgia, afirmando que existem informações de que a Rússia violou o acordo de cessar-fogo. Em pronunciamento realizado na Casa Branca nesta quarta-feira, 13, Bush anunciou o envio da secretária americana de Estado, Condoleezza Rice, a Paris e depois a Tbilisi para tentar solucionar a crise.


Bush afirmou que a Rússia deve manter a sua palavra e agir para encerrar a crise com a Geórgia e que Washington enviará aviões e navios americanos ao país com suprimentos humanitários. Ele ressaltou que a soberania territorial da Geórgia deve ser respeitada e pediu para que as vias de comunicação permaneçam abertas, para o transporte da ajuda.

O presidente americano afirmou ainda que a visita de Rice pretende demonstrar o apoio de Washington ao governo de Tbilisi. "Os Estados Unidos estão com o governo da Geórgia eleito democraticamente". Bush disse também que o secretário da Defesa, Robert Gates, liderará os esforços americanos para fornecer ajuda humanitária e medicamentos para a Geórgia. Aviões dos EUA estão a caminho para entregar a ajuda e navios da Marinha vão partir em breve transportando suprimentos, disse.

Mais cedo, o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, afirmou à CNN que os EUA foram "brandos demais" com a Rússia quando Moscou começou a ofensiva militar na província separatista da Ossétia do Sul. "Francamente, algumas das primeiras declarações de Washington foram vistas pelos russos quase como um sinal verde para seguir com o conflito, porque eram brandas demais. Os russos não entendem esse tipo de linguagem suave".

A União Européia (UE) afirmou nesta quarta que está preparada para se comprometer "no terreno" a fim de conseguir uma solução "pacífica e estável para os conflitos na Geórgia", segundo uma minuta de conclusões da reunião de ministros de Exteriores do bloco realizada em Bruxelas. O ministro de Relações Exteriores francês, Bernard Kouchner, cujo país preside neste semestre a UE, disse ao final da reunião que os Estados-membros estão dispostos a enviar observadores à zona para garantir o respeito ao cessar-fogo.

"Muitos Estados-membros propuseram esse tipo de intervenção no terreno", disse Kouchner, que afirmou que não se trata de enviar forças militares nem de pacificação, mas de desempenhar tarefas de "vigilância, controle e mediação". Os ministros deram seu apoio ao acordo de paz que a Presidência francesa da UE pactuou ontem com as autoridades russas e georgianas, e felicitaram a Paris pelo sucesso das gestões.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: