[Valid Atom 1.0]

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

À CPI, Dantas acusa chefe da Abin de arquitetar Satiagraha


Paulo Lacerda teria pedido a operação em 'represália' a um relatório contra ele divulgado pelo banqueiro

da Redação


Dantas durante depoimento na CPI

Beto Barata/AE

Dantas durante depoimento na CPI

SÃO PAULO - no do banco Opportunity, Daniel Dantas, acusou nesta quarta-feira, 13, o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, de esquematizar a Operação Satiagraha para prejudicá-lo. Segundo o depoimento do banqueiro à CPI dos Grampos, Lacerda, que é ex-chefe da Polícia Federal, teria pedido a operação em "represália" à divulgação de um relatório contra ele de responsabilidade do banqueiro. Neste relatório, constariam supostas contas no exterior de Lacerda.




Segundo a CBN, a assessoria do diretor da Abin disse que as acusações são "infundadas" e que Lacerda quer rebatê-las na CPI.

Dantas disse ainda que descobriu a operação por uma jornalista, e que ela contou que Lacerda teria encomendado a operação contra ele.

Dantas negou na CPI que tenha feito interceptação telefônica ilegal e que tenha contratado a empresa Kroll, na época da disputa pelo controle da Brasil Telecom. Ele disse que quem contratou a Kroll foi a Brasil Telecom e que o contrato com a empresa foi recomendado pelo Citibank. Segundo Dantas, quem fez escutas ilegais foi a Telecom Itália, que utilizou uma estrutura no Brasil para prejudicá-lo. A briga entre as empresas começou em 2000, com a disputa entre sócios da Brasil Telecom (BrT) - Grupo Opportunity e Telecom Itália (TI) - pelo controle da empresa.

Dantas foi preso duas vezes pela Polícia Federal no mês passado, ambas por causa do inquérito da Satiagraha. Ele conseguiu a liberdade graças a liminares concedidas pelo presidente do STF, Gilmar Mendes. As decisões geraram críticas de vários setores do Ministério Público, um embate com o juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto Martins De Sanctis, que determinou as duas prisões, e um bate-boca com o ministro da Justiça, Tarso Genro.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: