[Valid Atom 1.0]

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Petrobras anuncia mais uma descoberta de petróleo próxima a Carioca, na Bacia de Santos

O Globo Online

RIO - A Petrobras informou nesta quinta-feira, à noite, mais uma descoberta de petróleo leve na mesma área, onde está a jazida que vem sendo chamada de Carioca, na Bacia de Santos. Segundo a estatal, a descoberta também é na área chamada de pré-sal (camada de rochas muito profundas), com profundidade de cerca de 5 mil metros ( clique aqui e entenda o que é pré-sal ).

A nova descoberta foi chamada informalmente de Guará fica no bloco chamado de BM-S-9, operado pela Petrobras (45% de participação no empreendimento), que tem como parceiras a britânica BG Group (30%) e a espanhola Repsol (25%). ( Confira onde fica a descoberta )

Segundo a Petrobras, o petróleo encontrado é leve, com densidade em torno de 28º API (escala que mede a densidade do petróleo em que quanto mais próximo de 50 o óleo é mais leve e mais valorizado). O bloco BM-S-9 é composto por duas áreas exploratórias.

Na maior delas foi perfurado o primeiro poço, que resultou na descoberta de Carioca, anunciada em 5 de setembro de 2007 e cujo Plano de Avaliação foi recentemente aprovado pela ANP. O novo poço localiza-se na área menor do bloco, a cerca de 310 km da costa do Estado de São Paulo, em lâmina d'água (distância entre a superfície e o fundo do mar) de 2.141 metros.

A Petrobras afirmou que o poço ainda se encontra em perfuração, na busca de objetivos mais profundos. Em nota, a companhia informou ainda que "após a conclusão do poço, o consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da jazida e

das características dos reservatórios de petróleo". Para isso, o consórcio vai encaminhar um Plano de Avaliação à ANP (Agência Nacional do Petróleo), conforme previsto no contrato de concessão do bloco.

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: