[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Policial depõe na PF, diz que confirmou denúncias e apresentou provas sobre corrupção no Ministério do Esporte

A deputada federal, Manuela D'Ávilae José Eduardo Cardoso chega para a festa de casamento de Paula Roussef, filha da ministra-chefe da casa Civil, Dilma Roussef nos salões da Sociedade Leopoldina Juvenil, que deve reunir 600 convidados. A cerimônia religiosa aconteceu as 20h30 desta sexta-feira na igreja São José e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de sua esposa, Marisa Letícia, e de pelo menos seis ministros de Estado e oito governadores. FOTO: Paulo Dias / Preview.com

20/10/2011 - 3h06
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em depoimento de mais de sete horas à Polícia Federal, o  policial militar João Dias Ferreira, que fez denúncias sobre a existência de um esquema de corrupção no Ministério do Esporte envolvendo o ministro Orlando Silva, disse ao deixar o prédio da PF que confirmou as acusações e apresentou parte das provas que comprovam a participação do ministro e de funcionários do primeiro e segundo escalões no esquema de desvio de dinheiro público.
Em reportagem publicada pela revista Veja no último sábado, Ferreira denunciou um esquema de corrupção no Programa Segundo Tempo, que repassa recursos para incentivar a prática de esportes entre crianças de baixa renda. Segundo a denúncia, o próprio ministro teria recebido dinheiro desviado do programa, em troca da liberação de recursos para organizações não governamentais. O esquema teria movimentado mais de R$ 40 milhões em oito anos.
Ferreira não detalhou as provas que foram apresentadas à Polícia Federal, mas adiantou que novos documentos e áudios que comprovam o esquema de corrupção serão entregues na próxima segunda-feira (24). “Vai ser o nocaute”, declarou. Seundo ele, entre as provas estariam gravações, prestações de contas e relatórios de fiscalização fraudados e com datas falsas.
O policial disse ainda ter apresentado à PF uma lista com pelo menos 15 pessoas envolvidas no esquema que podem ajudar a comprovar as acusações de desvios do Programa Segundo Tempo. Na lista, estão funcionários do Ministério do Esporte e dirigentes de organizações que recebiam os repasses. Os citados serão convocados a prestar depoimento, segundo Ferreira. A PF não se manifestou sobre o depoimento.
Em entrevistas e depoimentos a parlamentares desde domingo (16), Orlando Silva tem negado as acusações e tentado desqualificar o denunciante. Na terça-feira (18) na Câmara, o ministro chamou Ferreira de “desqualificado”, “criminoso” e “bandido”.
“O ministro diz que eu não tenho provas, mas eu estou muito tranquilo. Quem tem que passar a se preocupar a partir de agora é ele, porque eu estou entregando as provas aqui na Polícia Federal e também vou à Procuradoria-Geral da República”.
Ferreira declarou que pediu proteção policial, mas que não houve negociação de delação premiada. O policial foi preso ano passado pela Operação Shaolin, da Polícia Civil do Distrito Federal, que investigava fraudes no repasse de recursos do Programa Segundo Tempo. Ferreira, que dirigia uma associação de kung-fu é acusado de desviar R$ 2 milhões do programa.

Edição: Aécio Amado

PC do B vai cair atirando

O que antes circulava nos bastidores de Brasília foi dito publicamente pelo senador Inácio Arruda (PC do B-CE), durante a fala do ministro do Esporte, Orlando Silva, ao Senado, nesta quarta-feira. O partido, abalado pelas revelações de um esquema de corrupção no Ministério dos Transportes, já demonstrou que não vai cair sozinho. Os principais alvos: PT e PMDB.

A cúpula da legenda já tinha levado ao Palácio do Planalto o recado de que uma queda de Orlando Silva pode levar a reboque o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), ex-titular da pasta e que responde a um inquérito no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para apurar fraudes no mesmo programa Segundo Tempo – o que aliás, pode levar a um inquérito unificado no Supremo Tribunal Federal (STF), como disse o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, nesta quarta.

A ameaça era, até agora, em tom velado. Na audiência do Senado tornou-se mais consistente. O senador Inácio Arruda questionou a quem interessaria expulsar Orlando Silva do ministério às vésperas de eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Lembrou que que o PC do B ganhou musculatura política e acabou virando vitrine.”Nós estamos prestes a completar 90 anos de idade porque nós topamos comprar e enfrentar todas as batalhas no campo político e ideológico. Senão, não teríamos 90 anos. Não teríamos chegado aqui. É porque nós topamos”, disse Arruda.

É esperar para ver os próximos lances. E os próximos alvos.


Ex-filiado aponta desvios para campanha do PC do B

Carta de ex-diretor de esportes de Alvorada (RS) acusa secretário de uso de verba que sobrava de programas para financiar campanha de Manuela D’Ávila

Adriana Caitano
Para Manuela D'Ávila, eleição já começou: "Acho o fim fazerem qualquer ilação que me envolva"   Para Manuela D'Ávila, eleição já começou: "Acho o fim fazerem qualquer ilação que me envolva" (Rodolfo Stuckert/Agência Câmara)
Uma carta divulgada nesta quarta-feira complica ainda mais a situação do PC do B. Em um texto escrito à mão em maio de 2010, Marcio Taylor, ex-diretor de esportes da cidade gaúcha de Alvorada, a 27 quilômetros da capital, Porto Alegre, afirma ter havido desvio de verba pública da prefeitura para a campanha da deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB). Na edição desta semana, VEJA revelou um esquema de corrupção envolvendo o ministro do Esporte, Orlando Silva, do mesmo partido.
O documento foi apreendido pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul durante a Operação Cartola, deflagrada em julho e que investigava desvios no valor de 30 milhões de reais de oito municípios gaúchos. Seu conteúdo foi publicado nesta quarta no jornal Zero Hora. A assessoria de imprensa da polícia gaúcha confirma a existência da carta, mas não comenta seu conteúdo.
Nela, Taylor, que era filiado ao PCdoB na época, dizia ao secretário de Juventude e Esportes de Alvorada, Nelson da Silva Flores, ter uma gravação que poderia provar o que afirmava: o secretário, da mesma legenda, ameaçava exonerá-lo caso ele não lhe entregasse o dinheiro que sobrava de projetos do setor.
No texto, ele cita dois programas da secretaria cujas sobras desviadas por Flores totalizavam 15.000 reais. “O senhor disse que poderia me exonerar se eu não continuasse trazendo esse dinheiro e que até o prefeito sabia desse seu modo de conseguir verba para a secretaria”, comenta o ex-diretor.
Leia também:
Com ministro enfraquecido, Dilma assume a Copa de 2014
Esporte ainda tem muitas 'caixas-pretas', afirma João Dias
Delator de esquema no Esporte falará à Câmara

Respostas - Durante entrevista coletiva concedida à imprensa local, nesta quarta, o secretário Nelson Flores disse que não sabia da existência da carta e negou as acusações. O prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, também afirma desconhecer o texto e determinou a abertura de um processo administrativo para investigar o caso.
De acordo com a assessoria de imprensa de Brum, caso a autenticidade da carta e as informações que nela constam sejam confirmadas, os responsáveis serão afastados de seus cargos e punidos.
No site oficial do PC do B, o partido alega que a campanha eleitoral do partido no Rio Grande do Sul sequer teve contribuição vinda de Alvorada. “É uma tentativa de aproveitar o momento político nacional para atacar a deputada Manuela d'Ávila, que hoje lidera todas as pesquisas de intenção de voto para Prefeitura de Porto Alegre”, argumenta a legenda.
A deputada Manuela D'Ávila manifestou-se em seu blog pessoal, afirmando que vai processar Marcio Taylor civil e criminalmente por calúnia. “Acho o fim fazerem qualquer ilação que me envolva. Mas, pelo visto, a eleição já começou. Lamento que a opção de alguns seja pela mentira e tentativa de destruir a honra dos outros. Não é a minha. E nunca será”, destacou. “Quem tem que provar é ele. Cá entra nós, corrupção de 1500 reais? É patético”, acrescentou, no Twitter.









LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: