[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escocês depõe contra Ricardo Teixeira no Senado


27/10/2011

O repórter da rede britânica BBC, o escocês Andrew Jennings, fez duras acusações contra o dirigente em audiência pública

A cada dia surgem novas e sérias denúncias de corrupção envolvendo o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. Ontem, o repórter da rede britânica BBC, o escocês Andrew Jennings, fez duras acusações contra o dirigente em audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Segundo o jornalista, Teixeira teria recebido US$ 9,5 milhões em propinas para assinar contrato da Fifa com a ISL.
Além de Teixeira, Jennings acusa o também brasileiro João Havelange, ex-presidente da Fifa, de ter cometido o mesmo crime e ter acumulado propina na casa dos US$ 50 milhões. Segundo relato do jornalista, ambos confessaram à Justiça suíça o recebimento da propina e fizeram acordo para devolver parte do dinheiro e pagar multa que foi destinada a instituição de caridade.
Quando soube das denúncias, a Fifa tentou encobrir o assunto, mas com a repercussão mundial aceitou revelar em dezembro o acordo dos brasileiros com a Justiça suíça. O escocês, porém, disse ontem não acreditar nessa possibilidade porque Joseph Blatter admite no processo saber da propina e isso inviabilizaria sua permanência na presidência da entidade máxima do futebol.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu que as informações sejam enviadas à presidente Dilma Rousseff.
Ao fim do discurso, Jennings deu recomendação ao Brasil em relação à Copa de 2014. "Vocês não podem interferir na CBF, mas, a favor do interesse do seu País, precisam tirar essas pessoas e colocar homens e mulheres limpas para organizar a Copa", sugeriu.
Ainda ontem, Teixeira deveria prestar depoimento na Polícia Federal, no Rio de Janeiro, mas não compareceu alegando outros compromissos. Neste caso, ele é investigado sobre negociação de um avião com a TAM e mais dois amigos. As investigações mostram indícios de lavagem de dinheiro.

LAST












Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: