[Valid Atom 1.0]

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Adultérios

Fabio Assunção, Norival Rizzo e Carol Mariottini/Jairo Goldflus

19-07-2011 ////////


Fábio Assunção vive morador de rua esquizofrênico

Após jejum de uma década, Fábio Assunção está de volta aos palcos. Retorna ao lado de Norival Rizzo e Carol Mariottini em “Adultérios”, texto de Woody Allen encenado pela primeira vez no Brasil, com adaptação e direção de Alexandre Reinecke.

Longe do tablado desde “Quem Tem Medo de Virginia Woolf”, de 2001, Assunção diz que op¬tou pelo cinema e TV neste período. “Muitos textos chegaram até a mim, mas escolhi fazer outras coisas”, explica. “Acho que o teatro tem uma relação de intimidade, não vejo como trabalho. É um grande acontecimento sempre”.

De volta à cena, o ator mergulha numa trama ambientada em Nova York. Rizzo interpreta o escritor Jim, autor do roteiro de um filme que está fazendo sucesso e que vai a um parque, à beira do Rio Hudson, para colocar ponto final na relação com a sua amante (Carol). E lá ele conhece o morador de rua Fred (Assunção), um sujeito esquizofrênico, mas que sabe tudo sobre sua vida. Ou pior: acredita ser o verdadeiro autor da história do seu filme.

A peça entra em temporada na mesma época em que o mais recente longa-metragem de Allen, “Meia-Noite em Paris”, é exibido nos cinemas brasileiros. Assim como o texto teatral, o filme traz como protagonista um roteirista americano. “Não foi nada proposital”, adianta o diretor Alexandre Reinecke. “A coincidência é que ambos os trabalhos têm um protagonista que se sente menor do que gostaria de ser, mas no filme isso é explícito, e aqui é implícito. Então chegamos à conclusão de que o mendigo de ‘Adultérios’ é alter ego do próprio Jim”.

“Acredito que são a mesma pessoa”, defende Norival Rizzo. “O Fred é a voz de tudo aquilo que gostaríamos de dizer, mas por educação ou o que o valha, omitimos”. Woody Allen possui um dom para papéis neuróticos, muitos deles interpretados por ele mesmo. “Mas não queremos buscar essa figura”, ressalta Assunção. “Tivemos a liberdade de criar esse escritor sem a obrigatoriedade de focar em Allen”.

“Adultérios” marca também a incursão de Assunção no ramo da produção cultural. “A minha produtora, a Fass Produções, está associada à peça. Ainda neste ano faremos a produção executiva de outro espetáculo”, adianta. O público também matará saudades do ator na TV e no cinema: ele está no elenco de um dos episódios da série "As Brasileiras", da TV Globo, com exibição prevista para o segundo semestre, e no elenco do longa “O País do Desejo”, que será exibido no Festival de Gramado, em agosto.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: