[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 14 de março de 2011

Reator de usina nuclear japonesa registra duas explosões

13/03/2011 - 23h46


Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Terremoto no Japão Duas explosões ocorreram nesta segunda-feira (horário local) no reator 3 da central nuclear de Fukushima 1, danificada pelo terremoto e o subsequente tsunami que atingiu a região nordeste do Japão na última sexta-feira, anunciou a empresa operadora TEPCO (Tokyo Electric Power), detalhando que o reator conseguiu resistir às explosões.

Veja a cobertura completa sobre o terremoto no Japão
Veja fotos do terremoto e do tsunami
Níveis de radiação no Japão voltam a ficar acima do permitido
Nível de radioatividade em Onagawa é normal, diz governo
Número de mortos por terremoto no Japão chega a 1.596

Os níveis de radiação na usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, haviam voltado nesta segunda-feira (horário local) a ultrapassar o limite permitido, segundo informações da agência Kyodo.

Desde o terremoto de sexta-feira no país, as autoridades tentam evitar o superaquecimento de vários reatores, em meio ao temor de que haja uma fusão do núcleo.

A situação é preocupante desde uma primeira explosão no sábado em uma das usinas de Fukushima, onde se tenta diminuir a temperatura dos reatores em ebulição.

O porta-voz governamental japonês, Yukio Edano, já havia reconhecido no domingo (horário local) a possibilidade de outra explosão no recipiente secundário de contenção do reator três pela acumulação de hidrogênio, embora tenha ressaltado que o incidente não causaria danos graves.

AMEAÇA NUCLEAR

O Japão luta para impedir o vazamento de reatores nucleares atingidos pelo terremoto, descrevendo o tremor e o tsunami, que pode ter provocado a morte de mais de 10 mil pessoas, como a pior crise que a nação já viveu desde a Segunda Guerra Mundial.

A Tepco, maior companhia de energia elétrica do Japão, injetou água do mar nos reatores número 1 e 3 na planta de Fukushima para resfriar e reduzir a pressão dentro dos contêineres onde estão os reatores.

"O terremoto, o tsunami e o incidente nuclear têm sido a maior crise que o Japão enfrentou nos 65 anos desde o fim da Segunda Guerra Mundial", disse o primeiro-ministro Naoto Kan em conferência de imprensa.


Editoria de Arte/Folhapress

+ Canais







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: