[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 14 de março de 2011

Magnitude do terremoto no Japão é elevada para 9 graus

www3.nhk.or.jp


A Agência de Meteorologia do Japão informa que o forte terremoto de sexta-feira que sacudiu a costa nordeste do país teve magnitude de 9 graus e não 8,8 graus, como havia sido anunciado anteriormente.

O órgão fez a correção na manhã deste domingo, depois de analisar ondas sísmicas e outros dados. A magnitude do terremoto equivale à do que ocorreu em 2004 ao largo de Sumatra, na Indonésia, que provocou um grande maremoto no Oceano Índico.

A Agência de Meteorologia diz que a área do foco do terremoto de sexta-feira teve extensão de aproximadamente 500 quilômetros e largura de 200 quilômetros. Movimentos destrutivos ao longo da falha tiveram continuidade por mais de cinco minutos.

Segundo a agência, há registro de somente quatro outros terremotos em todo o mundo com magnitude de 9 graus ou superior.

O maior deles, com magnitude de 9,5 graus, sacudiu a costa do Chile em 1960, matando mais de 1.600 pessoas. O terremoto causou tsunamis no Japão, onde 142 pessoas morreram.

Em 2004, o terremoto ao largo de Sumatra teve magnitude de 9,1 graus. O maremoto que se seguiu matou mais de 200 mil pessoas.



Noticiário em portuguêsApresentamos as últimas notícias do Japão e do mundo em português

Arrastar e soltar o botão abaixo até o iTunes





LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: