[Valid Atom 1.0]

segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão: parte da cápsula de reator de Fukushima está destruída


TÓQUIO — Uma parte da cápsula do reator 2 da central de Fukushima parece ter sido destruída, anunciou o governo japonês nesta terça-feira, deixando a entender que era possível um vazamento radioativo.

O porta-voz do governo japonês Yukio Edano disse a jornalistas que "os danos aparecem na piscina de condensação" - a parte inferior da cápsula, que contém água usada para resfriar o reator e controlar a pressão interna.

"Mas não detectamos nenhum aumento súbito da radiação", afirmou Edano, sem dar mais detalhes.

Caso seja confirmado, este será o primeiro dano direto ao reator desde o terremoto seguido de tsunami que afetou o nordeste do Japão na sexta-feira, atingindo usinas nucleares de Fukushima, norte de Tóquio.


Explosão atinge reator 2 da usina de Fukushima

14 de março de 2011 | 20h 28
EQUIPE AE - Agência Estado
Uma explosão atingiu o reator 2 da Usina Nuclear de Fukushima, às 6h10 da manhã da terça-feira (horário local), informou o governo japonês, citado pela agência de notícias Kyodo. Na manhã de hoje, ocorreu uma explosão no reator 3 da usina, que já havia sido afetada, no sábado, por uma explosão no reator 1. A Agência de Segurança Nuclear do Japão teme que a explosão tenha danificado o sistema de pressão do reator.




LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: