[Valid Atom 1.0]

sábado, 19 de março de 2011

Outono começa neste domingo sob influência do fenômeno La Niña


COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O outono começa às 20h21 deste domingo (20), trazendo temperaturas amenas e tempo seco para a cidade de São Paulo.

O horário de início astronômico da estação coincide com o momento em que o sol ilumina igualmente os dois hemisférios do planeta.

Por ser uma estação de transição entre o verão, quente e chuvoso, e o inverno, frio e seco, o outono tem características das duas estações.

"O tempo muda gradativamente, mas no início do outono, ainda poderemos observar temperaturas altas", explica Adilson Nazário, técnico em metereologia do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura.

O órgão ainda informou que o outono deve transcorrer sob influência do fenômeno La Niña --resfriamento anômalo das águas superficiais do oceano Pacífico--, que atua com intensidade moderada até meados do mês de junho.

Segundo a previsão climatológica divulgada pelo Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), em conjunto com o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia), as chuvas ficarão dentro do volume esperado.

No mesmo período, tanto as temperaturas máximas quanto as mínimas devem ficar acima da média.

"Além da grande amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas máximas e mínimas registradas no mesmo dia, o outono deve apresentar maior incidência de entradas de massas de ar frio, que ocorrem sempre após a passagem de frentes frias", disse Nazário.

Outra característica importante da estação é a redução gradual das chuvas. O regime de precipitação deve variar durante os meses, e as chuvas, na maioria das vezes, serão causadas pela passagem de frentes frias.

Por último, vale também lembrar que a umidade relativa diminui, condição que favorece o aumento da poluição e o retorno dos problemas respiratórios. Também haverá maior frequência de nevoeiros, e as geadas passam a ocorrer a partir da segunda quinzena de abril.







LAST

Sphere: Related Content
26/10/2008 free counters

Nenhum comentário: